domingo, 4 de abril de 2010

Nómada de Stephenie Meyer



"Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir. Quando Melanie, um dos poucos Humanos "indomáveis", é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente. Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada – Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam."

A MINHA OPINIÃO:

Nómada é o melhor livro que já li de Stephenie Meyer. Comparando esta obra com os livros da Saga Luz e Escuridão, notei com agrado um amadurecimento da escrita de Meyer. A premissa que dá origem à história é muito original e é um indício da excelente imaginação da autora. A Terra foi invadida por seres alienígenas, as Almas, que uma vez colocadas no corpo humano, apoderam-se das suas memórias e da sua consciência. Melanie Stryder pertence aos rebeldes que recusam o poderio extraterrestre. Porém, é capturada e dentro dela é colocada Nómada. Mas, Melanie não desiste da sua liberdade e confronta a alienígena pela soberania da sua mente. Nómada sucumbe aos apelos da humana e parte em busca de Jared,o homem que Melanie ama e Jamie, o irmão mais novo dela. Todavia, o reencontro não será pacífico. Afinal de contas, para todos, Melanie está morta e aquele corpo não é mais que a habitação de um ser estranho pertencente a uma espécie que colonizou a Terra sem respeitar o livre arbítrio. A história das duas amigas inesperadas que vivem num só corpo complica-se ainda mais com a presença de Ian. Um humano que desperta em Nómada sentimentos que ela jamais sentira. Não obstante, o corpo continua a ser de Melanie e ela está apaixonada por Jared. Confusos? Eu também ficaria. Quando li a sinopse fiquei na expectativa e pensei que me ia perder nos meadros de tantas relações fraternais, humanas, amorosas, simbióticas mas não... Stephenie Meyer, à semelhança dos livros anteriores, tem uma escrita fluida e simples. O ritmo também é alucinante, os acontecimentos sucedem-se e (quase) não existem momentos mortos. Tem mais acção que os livros da Saga Luz e Escuridão, esta predomina as páginas do livro e impede que autora caia no romantismo obsessivo e excessivo. Apesar de ser grande, é uma leitura rápida e viciante para quem aprecia ficção científica.

5/7-MUITO BOM

TRAILER DO LIVRO:

13 comentários:

  1. Apesar de ter o livro e muita curiosidade de o ler, ainda não tive oportunidade.
    Já li várias opiniões sobre o amadurecimento da escrita da Stephenie neste Nómada e tu vieste reforçar a sensação que tenho de que este livro supera a saga do Crepúsculo.
    Como ando numa fase em que estou virada para a literatura fantástica, talvez este seja um dos próximos a ler.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste do livro =)

    Eu também adorei o livro, penso relê-lo um dia :)

    Beijoca***

    ResponderEliminar
  3. Oi, Jojo!

    A tempos esperava por seu comentário sobre esse livro!

    Se está aprovado por vc, vai entrar na minha lista de desejos!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Ainda não tive oportunidade de ler Stephanie Meyer, mas a minha filhota é uma grande fã dela!

    Passa no meu blogue...é só um pequeno miminho...

    Beijocas!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    Eu adorei ler o Nómada. Achei que estava simplesmente fantástico.
    Gostei mesmo muito da forma como estava escrito.

    Boas Leituras =)

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei muito do livro e da mensagem que transmite. Ainda bem que gostaste Jojo! ;)

    ResponderEliminar
  7. Oiee, está nevando!! :)

    Menina, publiquei hoje a segunda parte da entrevista!! Passa lá no Leitura e me diz se você gostou???

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Aqui está mais uma autora que nunca me convenceu :(. mas agora deixaste-me tentado. Se "impede que autora caia no romantismo obsessivo e excessivo" e "notei com agrado um amadurecimento da escrita de Meyer" isso são boas notícias :)

    ResponderEliminar
  9. Eu queria muito ler esse livro, mas como demorei para compra-lo acabei perdendo o interesse. Agora que li sua resenha estou querendo ler ^.^

    Beijão Amiga!
    Cel,
    www.umajanelasecreta.com

    ResponderEliminar
  10. deixei um selinho para ti no meu blogue! ;)

    Catherine

    ResponderEliminar
  11. Sabes, a Stephenie Meyer surpreendeu-me bastante com este livro.

    Acho que a escrita dela está tão madura, tão mais desenvolvida...

    A mensagem do livro é fantástica. Deves imaginar que chorei que nem um bebé a ler este livro :D

    Só não gostei muito da maneira como acabou... ai não quero dar spoilers!

    ResponderEliminar