sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Terror de Arthur Machen



Arthur Machen foi um dos grandes e incontornáveis escritores do início de século xx. A sua obra é imprescindível à compreensão de autores como H.P. Lovecraft, Stephen King, Bram Stoker, Sir. Conan Doyle, Oscar Wilde, ou mesmo Alfred Hitchcock. Foi apontado por Luís Borges como a grande influência do realismo mágico.
O Terror é um dos três contos reunidos nesta obra. Neste conto, ambientado numa região isolada a Oeste de Gales, relatam-se acontecimentos bizarros e inexplicáveis, onde a natureza parece ganhar vontade própria e revoltar-se contra a humanidade. O poder contagioso de forças obscuras cria um clima de tensão e leva à violência.
Numa época em que todas as atenções estavam viradas para a Primeira Guerra Mundial, este conto é susceptível de diversas interpretações ou analogismos que o autor terá escondido na sua trama enigmática. Trata-se de uma obra literária muito estudada, e que merece um lugar de destaque em qualquer biblioteca.
Arthur Machen consegue uma perfeita simbiose entre fantasia, realidade e lenda.

A MINHA OPINIÃO:

Este livro é uma obra-prima silenciosa. Passo a explicar esta minha afirmação. É um livro que se só se aprecia holisticamente ou seja, só se consegue saborear a sua beleza no fim. É um conjunto de contos que mistura por exemplo, temas reais como a 1ª Guerra Mundial com o fantástico. São diferentes e para mim, só os que são audazes e persistentes os irão valorizar. Têm uma escrita complexa mas soberba. Alguns poderão achar que é um livro fastidioso quando iniciarem a sua leitura. Eu própria desmoralizei no ínicio contudo, fui sendo conquistada aos poucos até no final ficar deslumbrada com um final inesperado e brilhante. É um livro singular que merece o esforço dispensado na sua leitura. Aconselho a quem gosta de emoções fortes, quem gosta do género e quem procura uma experiência de leitura nova e diferente.

9 comentários:

  1. NOssa, que demais!! Acho que eu vou adorar ler essa obra! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ena... eis um livro que me estava a passar ao lado, mas depois de ler a tua opinião, fiquei interessada... Gosto de livros que nos conquistam e gostei da tua expressão "uma obra-prima silencios" :)
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Ei Jojo,
    Ótima resenha mais ainda não me aventurei muito neste estilo, fico tanto com o livro na cabeça que de terror vou ter pesadelos (ja tive com stephen king rs) bjo

    ResponderEliminar
  4. Aqui está uma boa sugestão. É um livro diferente e pelo que li é intrigante e interessante.

    Obrigada pelos conselhos!=)

    Beijinhos Jojo=)
    Patrícia
    Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
  5. Querida, pela sinopse/resenha esse livro deve ser muitoo bom, a capa então... adorei, principalmente a caverinha em baixo rsr.
    =D
    Adoro seu blog, tem cada dica boa, legal e diferente ^.^

    Bjss!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Jojo!
    Temos no nosso blog um miminho que também é para ti...
    Bj

    ResponderEliminar
  7. ui... já o tenho cá em casa para ler... e pelo que escreveste ui
    neste momento estou a ler "O grande Deus Pã", também de Arthur Machen, e estou a gostar muito!
    já vi que estás a ler "O Nome Do Vento" espero que gostes! eu adorei!

    e finalmente desejo-te um excelente Natal e um ano 2010 ainda melhor!!

    bjinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Sabes, acho que prefiro livros com histórias seguidas... Normalmente nos contos fica sempre algo para contar...

    É assim neste caso? Parecem incompletos?

    ResponderEliminar