domingo, 6 de dezembro de 2009

Ghostgirl- A Rapariga Invisível de Tonya Hurley



Às vezes o liceu é mesmo uma questão de vida ou morte. Charlotte Usher sente-se praticamente invisível na escola, até que um dia fica mesmo. Pior ainda: está morta! E tudo por causa de um ursinho de goma. Contudo a morte de Charlotte não a impede de seguir o seu plano, muito pelo contrário, sente-se muito mais criativa e fará qualquer coisa para conseguir o seu objectivo: ser popular para seduzir o rapaz que ama !

Neste romance satírico mas sentido, Tonya Hurley explora a invisibilidade que todos nós, por vezes, sentimos e até onde vamos para sermos vistos.

A MINHA OPINIÃO:

Este é um livro muito agradável aos olhos. Está muito bem organizado, com reflexões e citações no início de capítulo e a capa e páginas estão belíssimas decoradas. Em relação a estória, é muito original, direccionada para o público adolescente mas que todos podem apreciar. Eu gostei muito. Fartei-me de sorrir e rir com algumas situações caricatas e fiquei abismada com a imaginação da autora.

Charlotte é uma adolescente em busca de popularidade. Determinada a deixar de ser invísivel, ela "estuda" durante as férias o melhor meio para ser célebre. Pertencer ao círculo dos famosos do Liceu Hawthorne, traz uma regalia, Damen, o rapaz dos sonhos de Charlotte. Lindo, desportista e perfeito. Só que existem alguns obstáculos: primeiro, ele nunca reparou nela; segundo, ele namora com a rapariga mais popular da escola, Petula. Mas o Destino sorri (ou não) a Charlotte no primeiro dia de aulas. É nomeada parceira de Física de Damen. Contudo, nesse mesmo dia, ela morre sufocada com um ursinho de goma! E aqui é que entra a fértil imaginação da autora. O mundo sobrenatural criado por Tonya Hurley é absolutamente fascinante e hilariante. Charlotte acorda para morte e segundo, as regras deve frequentar o Ensino Especial para Mortos. E vocês perguntam... O que é que ela vai aprender? ... Bem, Charlotte vai ser instruída a ser um bom morto ( ou boa morta, se preferirem). Só que ela não se conforma com a sua mortalidade e procura incessantemente um modo de se aproximar de Damen. Consegue-o através de Scarlett, a única rapariga viva que a consegue ver. Esta estranha amizade entre uma viva e uma falecida é muito muito divertida.

Uma estória surreal, cheia de humor negro e deixa água na boca para o volume seguinte da saga. Satisfez a adolescente eterna que vive em mim. E no fim da sua leitura, repensei alguns dogmas da sociedade, a futilidade que muitas vezes nos domina,o poder da amizade e valor que cada um tem.

EXCERTOS:

" O lar é onde está o coração."

" Os amigos são como estrelas. Nem sempre os vês, mas sabes que estão lá.

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

10 comentários:

  1. A quanto tempo não comento nada nos teus Devaneios?
    Á um Século ou à mais e eu ainda não dei por isso? lol

    Nunca li este livro, nem nunca ouvi falar dele: (
    Mas parece-me extremamente bom e Tu acabaste de me despertar ainda mais o meu interesse por ele...
    Jokas...

    ResponderEliminar
  2. Mais um que adorava ler!! O blog está lindo Jo :*

    ResponderEliminar
  3. Olá... de novo.
    Vim apenas mandar-te um Jokas e para te voltar a retribuir o selinho...

    Jokas

    ResponderEliminar
  4. Meninaaaaa...ameiiiii o tema de natal!!!!!!! Tá lindo demais!!! Já enfeitou sua casa?

    ResponderEliminar
  5. Não me tinha chamado nada a atenção, mas penso que vou reconsiderar pelas opiniões que tenho lido...

    ResponderEliminar
  6. Oii Jojo!!
    Parece um livro bom, e leve neh...
    Você conseguiu passar o que sentiu ao ler =D Isso é ótimo!
    Ahh, adoro paginas decoradas! rsr da uma sensação de magia ^^

    Beijos querida! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Jojo, gostei do post e da forma com que consegue transmitir através de suas palavras a - realmente - surreal instrução dada a Charlotte; de como ser uma "boa" morta. E vai mais um livro para a lista...

    Abraços Marco

    ResponderEliminar
  8. Estou com tanta, mas tanta curiosidade em relação a este livro!

    Ao inicio quando me falaram dele, pensei que fosse para crianças, mas dei uma vista de olhos e: Surprise surprise!

    Tenho de o acrescentar à wishlist!

    ResponderEliminar
  9. Eu estive para ler este livro mas optei por ''A Sacerdotisa Dos Penhascos'', adoro a saga e outra razao para a minha escolha é gostar de livros ''grandes'' xD

    ResponderEliminar