quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Vida é um Minuto de Judite Sousa


O jornalismo deve servir como um vigilante do Poder e o papel do jornalista é fazer o seu trabalho com responsabilidade social, sempre comprometido com a verdade e independente dos poderes políticos.
Mas como se comportam as altas figuras da política e da economia, quando confrontadas publicamente com as decisões tomadas? E como reagem os governos quando sentem a sua política ameaçada? Serão os protagonistas nacionais capazes de aceitar críticas, falar com transparência a quem os elege e apoia, sem medo de parecer pessoas comuns?
Judite Sousa é jornalista há cerca de 30 anos e na sua carreira na televisão já fez reportagens em cenários de guerra, entrevistou centenas de políticos, moderou debates televisivos que terão influenciado resultados eleitorais. Da sua vasta experiência nasceu esta reflexão sobre o papel dos jornalistas na formação da opinião pública e sobre o seu poder de confrontar os líderes e contribuir para um Portugal informado e com capacidade de pensar o país.
A autora serve-se de vários episódios da recente história mundial para nos fazer reflectir sobre a realidade dos poderes, sempre com os olhos na sua verdadeira missão como jornalista: o único caminho possível é a verdade.

A MINHA OPINIÃO:

Este foi um livro muito esclarecedor para mim. Não sou uma adepta deste género literário mas de vez quando convém expandir os nossos conhecimentos. Política, imagem, poder são temas percorridos por Judite de Sousa com profissionalismo e isenção. Levou-me a pensar e a repensar... Porém, não o aconselho a quem não gosta de política. Eu não gosto muito mas, acho importante conhecer aqueles que nos governam e que se propõem a governar. E se for através do olhar de uma excelente jornalista, melhor.

EXCERTO:

"A comunicação só produz resultados se o produtor for bomm.Produto a menos e a comunicação a mais não é comunicação.É propaganda.

Os especialistas do marketing dão o exemplo da Coca-Cola como a excelência de um produto facilmente vendável. A explicação é simples: é fácil vender Coca-Cola pela simples razão de que a bebida sabe bem, é gostosa. Se transpusermos a mensagem publicitária para a comunicação política, iremos chegar à conclusão que a comunicação, por si só, não opera milagres. São necessárias boas ideias, propostas consistentes, sólidas, credíveis. São necessárias alternativas. São indespensáveis lideranças. Sólidas. Requer-se autenticidade,afecto e, principalmente, verdade no que se diz e no que se faz."

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

4 comentários:

  1. Sempre tive a Judite de Sousa como uma excelente jornalista. A tua opinião vem só reforçar esta minha ideia. Parece-me uma leitura muito interessante para melhor "ler" a actualidade.

    Bjs**

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  2. Poxa, deve ser bem legal!!!! Ai, tava de fone e tomei um susto com a música do blog quando entrei....hihihihihi

    beijos!

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  3. Olá Amiga!

    Tenho três coisinhas fofas para te oferecer!

    Excelente fim de semana!

    Beijinhos!!!!

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