sábado, 14 de novembro de 2009

Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas de Ricardo Adolfo


Dez anos depois de ter saído de Portugal, Ricardo Adolfo conta agora a história de um jovem casal de imigrantes ilegais, que um dia se perde e não consegue encontrar o caminho para casa.

Brito é imigrante ilegal numa cidade que não conhece e cuja língua não fala. Um domingo à tarde, depois da volta das montras, perde-se a caminho de casa com a mulher e o filho pequeno.

E como acredita que para tomar uma decisão acertada tem de fazer o contrário daquilo que acha que está correcto, o regresso a casa revela-se impossível. Depois de uma noite na rua, Brito percebe que se não pedir ajuda pode ficar perdido para sempre, mas se o fizer pode arruinar o sonho de uma vida nova.
Em pouco mais de vinte e quatro horas, Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas explora o que é viver imigrado dentro de si mesmo - mais difícil do que qualquer exílio. “E não havia maneira de me habituar a viver morto.”

A MINHA OPINIÃO:

Esta é uma história actual escrita de uma forma muito peculiar. Um casal e uma criança estão enclausurados num mundo adverso onde não conseguem comunicar e se relacionar. As peripécias desta família é o mote do livro. Crua e realista, esta história levou-me ao âmago da problemática da emigração. O autor fez um excelente trabalho de enquadrar o leitor e cada página tudo se passava como se eu tivesse a ver um filme. Gostei mas houve momentos em que queria simplemente fechar o livro e mandá-lo para longe devido a tanta desgraça e tragédia.

Mais do que o livro em si, gostei do modo de escrita de Ricardo Adolfo. Nada convencional... É um escritor português que vou ter debaixo de olho.

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

4 comentários:

  1. "em que queria simplemente fechar o livro e mandá-lo para longe devido a tanta desgraça e tragédia."

    a última vez que me senti assim foi com lesley pearse nunca me esqueças...ai tanta tragédia e dp ultrapassava tudo e quando ficava bem mais tragédia e sempre assim neste ciclo vicioso!

    bjs**

    ResponderEliminar
  2. Por acaso acabei de comprar um livro dessa autora, "Procuro-te" naquelas promoções do Continente (Leve 2 Pague 1).. Espero que não seja tão trágico como esse ;)
    Quanto ao livro que está aqui em causa, parece-me também outro daqueles a ter em conta em caso de pedidos de Natal. Tem aquele cunho dos problemas que assolam a nossa época de que às vezes sinto falta.
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá às duas!

    Também já li o da Lesley Pearse. Mas este é mais dramático na medida em que é um problema actual.
    Já encontrei pessoas a morrer literalmente à fome, porque abandonaram a sua terra em busca de uma vida melhor. Esse sonho revelou-se ímpossível de realizar. Agora imaginem o que é estar num país estranho sem conseguir comunicar, sem tecto sobre as cabeças e sem trabalho para poder subsistir.
    Devia existir mais organizações dedicadas a este problema, eu acho.

    Bjinhos às duas**

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um livro com um título e uma capa que não me deixariam indiferente se me deparasse com ele numa vitrine de uma livraria. :)

    ResponderEliminar