segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Cabana de WM. Paul Young


As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada. Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele encontrará naquela cabana vai mudar a sua vida para sempre.

A MINHA OPINIÃO:

Este foi um livro que me deixou extasiada! Começando pela capa e pela sinopse. A primeira é tão bonita e a segunda era irresistível. E ele lá veio para casa. Ainda bem que tomei esta decisão, porque este é um dos melhores livros que já li. Incentivador à reflexão, é um daqueles que convém ter na estante, para poder reler algumas partes.

Tudo começa com o bárbaro homicídio de Missy, filha de Mackenzie Allen Philip ( Mack). Num fim-de-semana, Mack leva três dos seus filhos, Josh, Kate e Missy a acampar perto do lago Wallowa, no Oregon. Nesse dia fatídico, a canoa onde Josh e Kate seguiam, vira-se e Mack atira-se à àgua para resgatar os filhos. Mas nesse momento, perde Missy de vista. Depois de muitas horas carregadas de desespero e frustação, a polícia encontra indícios de que Missy foi assassinada numa cabana. Mack cai na Grande Tristeza. Questiona tudo e culpa Deus (Papá como lhe chama a esposa, Nan) porque Ele não foi capaz de proteger a sua menina. Até que recebe um bilhete assinado por Papá a marcar um encontro na tão detestada cabana. Incrédulo, ele volta à cabana. Aí encontra: Papá, Sarayu e Jesus. Na sua companhia, Mack compreenderá o que é a vida e, sobretudo que é o perdão.

Parece ser um livro muito religioso, não é? Eu não senti que ele abraçasse alguma crença. Limitei-me a ouvir as conversas entre Mack e Deus. A maneira como Paul Young apresenta Deus e a Criação é maravilhosa. Não existem estereótipos, regras ou ideias assentes. Tudo é diferente e ao mesmo tempo, tão simples. Adorei a personificação da Santíssima Trindade. Se estão à espera, de encontrar Deus como um homem velho e barbudo vão ficar desapontados! Não considero que seja uma leitura só para os crentes porque todas as pessoas independentemente, da sua escolha religiosa podem tirar ilações.

EXCERTOS:
"...- A maioria dos pássaros foi criada para voar. Para eles, ficar no solo é uma limitação da sua capacidade de voar, e não o contrário.
Calou-se para que Mack reflectisse sobre a situação.
- Tu, por outro lado, foste criado para ser amado. Assim, para ti, viver como se não fosses amado é uma limitação e não o contrário. "

" Sou um ser verbo. (...)

Sou mais ligada a verbos do que a substantivos. Verbos como confessar,arrepender,viver, amar, responder, crescer, colher, mudar, semear, correr, dançar, cantar, etc. Os seres humanos, por outro lado, gostam de pegar num verbo vivo e cheio de graça e transformá-lo num substantivo ou num príncipio morto que tresanda a regras. Os substantivos existem porque há um universo criado e uma realidade física; mas se o universo for apenas uma massa de substantivos, ele está morto. (...)são os verbos que tornam o universo vivo."

14 comentários:

  1. Acredita que a tua opinião mudou radicalmente a minha... quando me apercebi do tópico "conversas com Deus" acabei por achar que não ia simplesmente gostar, mas depois do que li fiquei com imensa curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. este livro desde o seu lançamento que ando ansiosa por o comprar e ler, a capa é linda e a história, parece daquelas que nos deixam com lágrimas nos olhos**

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Eu estava anciosa pela sua resenha. Olha para esse livro a meses sem coragem de lê-lo... Sempre achei que sofreria muito com a história.

    Depois de sua resenha uma vontadezinha acendeu em meu coração... quem sabe encaro ele nas férias!

    Bjs!

    PS: Levei o selinho! Obrigada! Senti tua falta esses dias...

    bjs

    ResponderEliminar
  4. O livro é muito bom mesmo, e a capa então... Belíssima! *.*
    E tem partes que não há como não ficar arrepiada, ate quem não acredita, eu ficava toda hora. rsr
    Beijos querida!
    ahh e com essa resenha ai você vai mudar a cabeça de muita gente que acha que o livro não é bom :D

    ResponderEliminar
  5. Fiquei super curiosa por causa da tua opinião. Ai mais uma compra? Vamos lá ver. Realmente a capa é fantástica...ainda no outro dia estive na Bertrand e reparei logo nela...deu-me vontade de comprar o livro só pela capa.

    Obrigado pelos selinhos para o Refúgio dos Livros. Vai aparecendo por lá.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei em duvida qnd eu vi este livro na livraria .. mais depois de sua resenha melhorou td o meu vê do livro .. bjokasss

    ResponderEliminar
  7. olá!!!! gostei da nova roupagem do seu blog ...ficou mara!!!
    Esse livro eu não tive tempo pra ler ainda , mas falam que é bom !!!
    sobrando um tempinho quero lê-lo !!!


    bjss

    ResponderEliminar
  8. Olá, Jojo
    Concordo plenamente contigo, não é um livro religioso, mas um livro com uma boa história que convida á reflexão e que surpreende.
    Acho que qualquer pessoa pode tirar coisas diferentes deste livro e por isso deve ser lido ;)
    Beijinho e continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Publique, depois de séculos, o selinjho que vc me deu!!! desculpa a demora...mas, tá lá! Passa lá pra ver! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá

    O blog está lindo!!!!
    Muito obrigada pelo selinho, é um prazer que participes no nosso cantinho.
    Quanto a este livro, sempre achei que não ia gostar até ler a tua opinião, agora também fiquei curiosa.

    Beijinhos e aparece.

    ResponderEliminar
  11. ola Jojo, é um livro que definitivamente vou ler, não só pelas criticas, como pelas opiniões, que tenho lido nestes ultimos tempos. provavelmente irei fazê-lo durante o mes de Dezembro. parabens por mais este post. é sempre bom contar com as opiniões dos outros e como elas muitas vezes, conseguem influenciar as nossas. ate breve

    ResponderEliminar
  12. Estou ansiosa para puder ler este livro.
    Depois de tudo o que tenho lido sobre ele, só tenho ouvido coisas boas.
    Obrigada pelo comentário no nosso blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos!...

    Obrigada pelos vossos comentários!

    Bjinhos e bem haja a todos!

    ResponderEliminar