quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Rainha Crucificada de Gilbert Sinoué

Ela chama-se Inês de Castro. Ele é D. Pedro, o herdeiro da Coroa portuguesa. Têm ambos 20 anos e amam-se. Sem o saberem, escreverão uma das mais belas páginas do grande livro dos amores lendários. Gilbert Sinoué transporta-nos ao coração de um fabuloso fresco onde a pureza de sentimentos se confronta com a crueza dos tempos e o amor devorador com as ambições políticas.O mais belo romance da História de Portugal, pela mão de um dos mais célebres escritores franceses da actualidade, autor de "O Livro de Safira" e "O Menino de Bruges".
A MINHA OPINIÃO:

Esta leitura foi uma agradável surpresa. O escritor era um desconhecido para mim mas, posso afirmar que ele escreve lindamente. Como pegar numa história verídica e sobejamente, conhecida para alguns e transformá-la em algo absorvente e encantador? Sinoué conseguiu-o. O cerne da história é o amor eterno de D. Pedro e de Inês de Castro. Para que não sabe, Pedro era o primogénito do rei Afonso IV de Portugal. Era conhecido pela sua simplicidade, pelo seu carácter e pelo seu olhar belo e profundo. Destinado ao trono desde o dia que nasceu, Pedro foi prometido a Constança de Castela ( actual Espanha). Lembrem-se que nesta época, o casamento era visto como uma possibilidade de tratado entre dois reinos. Pedro nunca tinha visto Constança e vice-versa. Mal Pedro põe os olhos no séquito da futuro esposa e vê Inês, o seu coração fica irremediavelmente ligado a ela. Inês, também conhecida por Colo de Garça devido à sua beleza estonteante também se apaixonará pelo princípe. O seu amor será uma das mais belas e trágicas histórias portuguesas. O livro gira em torno deste amor impossível. Pedro fica dividido entre o dever de marido e pai e Inês. O seu elo à aia é tão forte que o levará a enfrentar tudo e todos. Inês também sofre por este amor por ser amiga de Constança e por lhe dever lealdade. Mas como esconder uma paixão tão avassaladora? A troca de olhares apaixonados e posteriormente, os seus encontros secretos chegarão aos ouvidos do rei Afonso e da corte. Confesso que já conhecia a história... Contudo, a escrita de Gilbert Sinoué não é nada maçador pelo contrário, é muito refrescante e está pejado de passagens belíssimas. Além desta história de amor, há referências a uma carta marítima. Esta alegada carta estaria na posse de um franciscano e mostra a rota para alcançar o reino do Prestes João. Um reino misterioso e grandioso do outro lado do oceano. Castela e Portugal tudo farão para conseguir esta carta. Está lançada a guerra aos mares desconhecidos. Mares que levarão os Portugueses à longínqua Índia e às maravilhosas terras do Brasil. Adorei o livro... tem de tudo: amor, paixão, vingança, intriga, traição, felicidade e dor.

EXCERTOS:

"Conheceis o deserto, Dona Inês? Essa infinitude onde nada se passa, a não ser, de vez em quando, o vento que vem engelhar a superfície das dunas? Assim é a minha vida, assim foi a minha vida antes de o meu olhar se cruzar com o vosso, naquela manhã bendita, na catedral. Só de vós depende que o deserto verdeça e que das benditas terras áridas surja o mais rico dos florescimentos, o mais nobre que possa existir. Amo-vos, Dona Inês."

"Interrogai os sábios sobre o curso das estrelas, e eles saberão responder-vos. Interrogai os médicos sobre os mistérios do corpo e seus humores, e eles vos transmitirão os seus conhecimentos. Tomai um marinheiro aguerrido, pedi-lhe que vos fale das correntes e das marés. O mar não tem segredos para ele. Mas, para explicar os impulsos do coração, o nascer dos sentimentos, para prever a sua duração e a sua intensidade, para isso ninguém encontrareis."


10 comentários:

  1. Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijooooos

    ResponderEliminar
  2. uhh!
    cativaste-me! amo a história amorosa entre D. Pedro e Dona Inês, é sem dúvida uma das mais belas histórias de amor no mundo!

    agora fiquei a pensar... QUERO O LIVRO!!! he he he parece mesmo muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Eu li este livro o ano passado e adorei-o. Apesar da história de Pedro e Inês ser sobejamente conhecida e romanceada até à exaustão, aquilo que dá o condimento a esta obra é o enredo político. As maquinações entre Portugal e Castela, as traições e perseguições para arrancar aquela potencial fonte de riqueza.
    O segundo excerto que colocaste foi o meu preferido na obra.

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  4. Hum... Fiquei interessada! Vai para a lista de livros a comprar... Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Lista de livros a comprar aumentando...
    Tem um selo pra você lá no meu blog...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. A famosa história da corte Portuguesa ....muito legal a dica !! adorei seu blog!!! bjusss

    ResponderEliminar
  7. É incrível como romances proibidos nos comovem e cativam...

    Você já leu Tristão e Isolda? É minha tragédia romântica preferida!

    bjs e bom fim de semanda!!

    ResponderEliminar
  8. Quando deparamos com um bom livro a entrega à leitura é mera consequência.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  9. Este livro eu não conheço, mas conheço o que estás a ler agora. Já o li há algum tempo. Acho que por altura dos Harry Potters, daquela febre. Lol. Depois diz se gostaste, embora não seja preciso pedir. Lol
    Tens um presente viciado no meu canto. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!

    Bárbara,
    bem-vinda e muito obrigada pelo selo!

    Tatiana,
    Eu também adoro a história de Pedro e Inês. É tão bonita!... E o livro é excelente. Este descreve tão bem como Pedro mudou depois da morte de Inês...

    Isabel Maia,
    O enredo político, a disputa entre Castela e Portugal é o que torna o livro tão refrescante na minha opinião.

    bauny,
    vais gostar... Uma boa leitura!

    Tatiana,
    Bem-vinda!

    M!riam,
    eu adoro romances trágicos!Eu nuca li Tristão & Isolda. Vi o filme... É uma história linda!

    Cadinho,
    isso acontece-me muito frequentemente.

    Catarina,
    muito obrigado!

    Bjinhos a todos*

    ResponderEliminar