sábado, 24 de outubro de 2009

O Fim da Aventura de Graham Greene

A ligação amorosa do romancista Maurice Bendrix com Sarah começara em Londres, durante o Blitz. Um dia, inexplicavelmente e sem aviso, Sarah interrompeu a relação.Parecia impossível que houvesse um rival no coração de Sarah. Mesmo assim, dois anos depois, levado por um ciúme e uma dor obsessivos, Bendrix contrata Parkis, um detective privado, para seguir Sarah e descobrir a verdade.

A MINHA OPINIÃO:

Ora aqui está um livrinho recheado de intensidade. Começou por me cativar devagarinho para depois explodir numa reviravolta de emoções devastadoras e memoráveis. A história é contada por Maurice Bendrix, um escritor, que ama e odeia Sarah Miles. Passo a explicar: Sarah é casada com Henry, um funcionário público, que Maurice estudou para a elaboração de um romance. Eles apaixonam-se e juntos vão viver um amor tórrido movido pela paixão e o desejo durante cinco anos, sem que o marido dela desconfie. Até que Sarah deixa Maurice sem qualquer explicação. Dois anos depois, Henry conta ao escritor que suspeita que a mulher o está a trair. Torturado pelo ciúme e pelo ódio, Maurice contrata um detective para seguir Sarah. Acaba por lhe chegar às mãos, o diário dela. O segredo que habita as suas páginas mudará a sua vida para sempre! A razão porque Sarah o abandonou...

Graham Greene é brilhante com as palavras e de uma imprevisiblidade que me deixou estupefacta. Eu fui completamente surpreendida pela razão que levou Sarah a se separar de Maurice e com a estranha relação que se estabelece entre ele e Henry. É um livro forte onde os sentimentos são violentamente descritos. De uma paixão esmagadora e gritante que salta das páginas.

EXCERTO:

"O sentimento da infelicidade é muito mais fácil de comunicar que o da felicidade. Parece que, na miséria, tomamos consciência da nossa própria existência, que mais não seja sob a forma de um monstruoso egotismo: a minha dor é individual, este nervo que se crispa pertence-me e não a outro. Mas a felicidade aniquila-nos:perdemos a indentidade."

PS: Obrigada ao Páginas Desfolhadas pela sua opinião. Foi ela que me levou a ler este livro.

Existe um filme baseado nesta obra. Contudo, ainda não tive oportunidade de o ver. Conta com Julianne Moore, Ralph Fiennes e Stephen Rea nos papéis principais. Aqui está o trailer:

14 comentários:

  1. Não li o livro, mas vi o filme...Muito Bom!!!

    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo:

    Fico muito contente por teres gostado do livro! Já o li há imenso tempo, mas ficou gravada em mim a intensidade que descreves. Um livro fenomenal e que tenho, definitivamente, que reler ;).

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Também quero ler, agora estou curiosa.
    bjinhos Jojo

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso desse livrinho. Um pequeno tesouro que me despertou a atenção para os livros de Graham Greene.
    Quanto a versões cinematográficas, quando li o livro já tinha visto o filme, mas foi a primeira adaptação ao cinema, de 1955, com Deborah Kerr: http://www.imdb.com/title/tt0048034/
    O filme com o Ralph Fiennes, não cheguei a ver, mas agora fiquei com vontade :P
    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Deste autor só tinha lido As Viagens com a Minha Tia (http://favouritereadings.blogspot.com/2009/10/viagens-com-minha-tia.html) e adorei! No entanto, esse que li é muito diferente de O Fim da Aventura, cuja história conheço apenas do cinema. No entanto, depois de ler a tua crítica fiquei com uma certeza ainda maior de que quero ler mais obras de Graham Greene!

    ResponderEliminar
  6. Oi, Jojo!!

    Tem um selinho para você lá no blog!!

    bjs!!

    ResponderEliminar
  7. Oi
    Adorei seu blog, o template é lindo!!!
    Fiquei super interessada no livro, vou ver se foi publicado no Brasil.
    BjOss

    ResponderEliminar
  8. Oi, tem selinho para você no meu blog!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. NOssa, os atores são ótimos!!! Não vi o filme nem li o livro....mas foi pra lista!

    beijokas!

    ResponderEliminar
  10. Nunca ouvi falar do autor do filme ou do livro mas gostei do mistério com que descreveu o post me fez ter vontade de ler o livro!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Olá Jojo:

    Ontem, finalmente, vi o filme. É lindo! Apesar de ainda me lembrar da história, chorei baba e ranho! O filme parece ser uma adaptação fiel do livro, por isso recomendo! Com a cixinha dos lenços ao lado, claro... ;D

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos!

    Obrigada pelos comentários! É tão bom saber as vossas opiniões.

    Agora já vi o filme é muito bom! Tão bom como o livro!

    Bjokas a todos.

    ResponderEliminar
  13. Primeiro de tudo: O livro só pode ser optimo por ter uma personagem chamada Sarah!! ahahaha Tou a brincar :)

    Realmente parece ser interessante! Não conhecia o filme nem o livro.

    Mas quando dizes que te cativou devagar... ao inicio não estavas a gostar muito?

    O excerto está bem bonito...

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Sara Inês,
    O livro no início estava muito parado. Percebes?
    Mas depois melhorou e acabei por adorá-lo.

    Bjoka*

    ResponderEliminar