quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Ilha das Garças de Sue Monk Kidd


Vencedor do Quill Award para Ficção em 2005 e nomeado para o International IMPAC Dublin Literary Award em 2006.
No interior de um mosteiro beneditino na ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, repousa um misterioso trono com sereias gravadas, dedicado a uma santa que, segundo a lenda, era sereia antes da sua conversão. Quando Jessie regressa à ilha por causa de um acto de violência aparentemente inexplicável da sua excêntrica mãe, a sua vida prima pela normalidade e o seu convencional casamento com Hugh é seguro e estável. Jessie ama Hugh mas, uma vez na ilha, a atracção que sente pelo irmão Thomas, um monge que está prestes a fazer os votos solenes, é irreprimível. Rodeada pela beleza exótica dos pântanos, deltas e garças majestosas, Jessie debate-se com a tensão do desejo, com a luta e a negação dos seus próprios sentimentos, com a liberdade a que acha que tem direito e com a força inexpugnável do lar e do casamento. Será que o poder do trono da sereia é apenas um mito? Ou será capaz de alterar o seu destino? O que está prestes a acontecer irá desvendar as raízes do passado atormentado da mãe, mas, acima de tudo, permitir que Jessie se reconcilie com a vida.
A Ilha das Garças é um romance vívido sobre sereias e santos, sobre as paixões do espírito e os êxtases do corpo, iluminando brilhantemente o despertar de uma mulher para o seu eu mais profundo.

A MINHA OPINIÃO:
Gostei muito deste livro. Existe uma mistura de religião e pagão que é simplesmente brilhante. Tudo começa quando Jessie, a protagonista, regressa à ilha de Egret. Jessie é casada com Hugh há muito anos. Deste casamento nasceu Dee. Apesar de se amarem, a sua relação caiu na rotina.No dia do aniversário da morte do pai, Jessie recebe um telefonema a avisar que a sua mãe cometeu uma loucura. Nelle tinha cortado um dos seus dedos. Sim, leram bem... Admito que esta parte do livro é bem estranha. Mas tudo se compõe no final. Na ilha para cuidar da mãe, Jessie vai conhecer Whit ou como os outros frades lhe chamam, o irmão Thomas. Há uma atracção imediata entre os dois. Acabam por se envolver e partilhar encontros escaldantes. Mas, no coração de Jessie, ainda vive Hugh. E no coração de Whit, existe o seu amor a Deus. Estes dilemas irão atormentar os personagens durante toda a história. Contudo, o livro contêm outros atractivos. As lendas que rodeiam a ilha e o mistério da morte do pai de Jessie. Gostei imenso da história da Santa Senara, a sereia que se tornou santa e da originalidade do desfecho.
Mistério, misticismo e suspense e uma escrita acessível criam um livro diferente. Porém, é esta diferença que o torna tão bom. Está mais que recomendado!

8 comentários:

  1. Oi, Jojo! Puxa parece bom mesmo esse livro! Aqui no Brasil o título é "A sereia e o monge". Tenho que confessar que o título português é muito mais bonito!

    bjos no coração!

    ResponderEliminar
  2. Uau... adorei essa sinopse!
    E seu blog tb!

    Quando tiver um tempinho, visite-me!
    http://livrosdebia.blogspot.com


    Bjs

    ResponderEliminar
  3. bem já os tens...mas aqui fica...
    tens dois selos no meu blog :D bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Jojo...arrasou na resenha! Vai já pra minha super lista!

    Lá no meu blog, hj, tem o primeiro post off topic desde seu lançamento....mas é por uma boa causa...me ajuda?

    ResponderEliminar
  5. Oi meninas!...

    M!riam,
    tenho de concordar contigo.O título cá em Portugal é muito mais sugestivo.

    Bia,
    bem-vinda aos meus Devaneios!

    Tinkerbell,
    obrigada...

    Carla,
    Já passei no teu blog e votei:)
    boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Oi, Jojo!!!

    Que lindo que ficou o seu blog!! Adorei!!

    bjokas

    ResponderEliminar
  7. Ainda não li este livro, mas vou colocá-lo na minha wishlist para a próxima feira do livro! Leste "A vida secreta das abelhas" desta autora? Adorei...! Lê. :)

    ResponderEliminar
  8. Oi!

    Miriam,
    obrigada...

    flicka,
    obrigada pela dica, vou colocá-lo na lista.

    Bjinhos às duas...

    ResponderEliminar