quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

RudClaus| A inexistente presença de livros natalícios


Não é surpresa para ninguém que sou uma livrólica incorrigível mas, talvez seja mais surpreendente o facto de eu adorar o Natal!Nesta época do ano, eu sou apologista de ler, ver e respirar Natal! Desde que voltei a ler em inglês apercebi-me de que algo não estava bem no pólo norte editorial português! Detesto ser a "menina má" desta história porém, contar a verdade nunca me pôs na lista dos meninos maus.
Não vou entrar em dissertações sobre o preço dos livros neste pólo português até porque, os duendes já devem estar fartos de avisar os senhores vendedores para os vender mais baratos. O que me traz aqui é outra problemática e, ao invés, de afogar as minhas mágoas com eggnog ou licor de chocolate e menta, resolvi escrever neste meu cantinho.
Meninas e meninos há uma falha grave na engrenagem das editoras portuguesas: há pouco Natal! Após procurar leituras para esta época festiva, deparei-me com a pouca quantidade delas em português. Ó Pai Natal é melhor alterar já a lista e acrescentar mais uns nomes de meninos e meninas muito marotos. Julgava que era só um problema de adultos mas, segundo uma amiga minha que trabalha com crianças, os livros de Natal para os petizes também são parcos e muitos, com pouca qualidade.

A razão pela qual ainda não informei o senhor das barbas brancas desta barbárie é porque, há esperança. Algumas editoras já se lembram do Natal e publicam um ou dois livros nesta altura. Todavia, são muito poucos e quase todos do mesmo género. Onde está o "horror natalício"? O " crime de Natal"? O " drama familiar"? Esta época não é só para ler livros fofinhos e amorosos. Há quem tenha outras inclinações literárias. Não sejam Scrooge! Digam não à descriminação! E sejam como o Rudolfo, a rena de nariz vermelho: pioneiros e aventureiros!

Um Feliz Natal,

Jojo


8 comentários:

  1. Verdade, Verdadinha!
    Tens toda a razão!
    As editoras portam-se mal e não merecem prendinha ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Até rimaste! xD
    Acho uma tristeza. Eu safo-me porque até leio bem em inglês mas, há quem prefira o português.
    Beijinhooos*

    ResponderEliminar
  3. Eis algo que nunca tinha reparado mas que tens toda a razão! A lista do Pai Natal dos meninos mal comportados vai aumentar drasticamente xD Deviam de trabalhar melhor nesse ponto! Nada como um "crime literário no dia de Natal" para animar a festa, juntamente com uma poncha ou um licor de chocolate e menta ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. É verdade..tens toda a razão. Livros com edições natalícias iriam vender que nem ginjas em Portugal.
    E o que há é só os romances fofinhos..vê-se pouca variedade. Talvez por isso nunca tenha apostado muito nas leituras natalícias.
    Bem..agora tou a ler o Grandes esperanças e curiosamente ele tem início na véspera de Natal ;)
    Beijos e bom rudclaus :D

    ResponderEliminar
  5. hehehe adorei a forma como escreveste este post :)
    E é bem verdade.. em português não há quase nenhuma opção de leituras de natal :(
    Pode ser que alguém de direito ouça a tua prece :)

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
  6. E eu nesta época prefiro os livros fofinhos,..

    ResponderEliminar