domingo, 26 de julho de 2015

Devaneio do Dia| A Civilização que não é civilização...


Civilização é um conceito bastante complexo. Segundo a história, antropologia e perspectiva evolucionista é o estádio mais avançado de determinada sociedade humana. Por avançado, entenda-se culto ou desenvolvido. A transição de homo sapiens sapiens recolector/caçador para  homo sapiens sapiens que vive numa sociedade organizada e sustentável foi um dos maiores passos da História Humana. As grandes civilizações: Egípcia, Grega, Etrusca, Hitita e Asteca são só algumas das maiores da Antiguidade. Se há algo que aprendemos com o passado é que os erros e más acções podem ter repercussões desastrosas no futuro. Civilização é conceito tão amplo que já foi alvo de várias teorias e conflitos de ideias. Segundo Samuel P. Huntington é " "o maior agrupamento cultural de pessoas e o mais amplo nível de identidade cultural que distingue os seres humanos de outras espécies." É ainda defendido que civilização deve ser sinónimo de respeito pelo outro ser humano, dignidade e algo que possa influenciar beneficamente uma outra civilização. Logo, civilização não deve ser um substantivo utilizado de ânimo leve!


Há algum tempo atrás houve, um homo sapiens sapiens iluminado que resolveu utilizar tão grande nome para baptizar uma editora. Aparentemente e a julgar, pelas as acções mais recentes dos homo sapiens sapiens de tão nobre instituição, foi o nome muito infeliz. Retrocedeu de sapiens sapiens para austrolopiteco pois, o conceito de civilização é demasiado para a sua cabecinha (não) pensante. Na última Feira do Livro de Lisboa, em Maio e em Junho, os austrolopitecos estabeleceram um acordo com os trabalhadores. Meus caros leitores, estamos no fim de Julho e, o acordo ainda não foi cumprido! Os pobres enganados dos trabalhadores estiveram horas a fio de pé a atender clientes e horas a arrumar e a desarrumar os livros. Esta pessoa esteve lá e é testemunha do calor abrasador que estava e o quanto dificultava o trabalho nos stands.  O problema não está em trabalhar... isso não é vergonha. Vergonha e chulice (isso mesmo austrolopitecos da Civilização!) é não remunerarem devidamente quem deu a cara pela editora dita civilizada. Seus asnos!!! Provavelmente. já estão todos contentes e felizes a pensar nos pobres coitados que vão explorar na próxima feira do livro! Portanto, esta Civilização não tem nada de civilização... Não passa de uma instituição onde trabalham vermes humanoídes que se assemelham a pessoas e, que insistem em não pagar o que devem. Aliás, ainda têm o descaramento de desaparecer do mapa sem dar explicações. Estas mulas acham que a escravatura ainda não foi abolida!
Civilização (ou não) podem dizer a adeus a mais uma cliente pois, com atitudes destas, estão a aumentar o meu crescente desânimo pelo mercado editorial português. Sayonara!!!

4 comentários:

  1. E quem fala assim não é gaga! Lamento a situação e espero que se resolva. Isto faz-me lembrar quando há uns anos atrás os tradutores encheram a página da Civilização a pedir o pagamento das traduções de livros que tinham sido lançados há meses! Pensei que a Civilização tivesse mudado mas pelos vistos não! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi :D
      Nem sabia dessa situação dos tradutores. Cada vez me desiludo mais com a Civilização. :(

      Eliminar
  2. Jojo,

    já há uns tempos que ouvi dizer que eles tinham dificuldades a nível financeiro. Falou-se mesmo que iam encerrar. Entretanto eles lançaram alguns livros e eu pensei que a situação estivesse melhor, mas pelos vistos nao. Lamento o que te aconteceu e espero que se resolva. Não sei se neste caso concreto se aplica, por ser trabalho temporário, mas já pensaste em consultar o ACT? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madrigal,

      não aconteceu comigo. Foi com uma amiga minha. Achas que vale a pena ela consultar o ACT. Posso dizer-lhe.

      Beijinhos*

      Eliminar