domingo, 24 de maio de 2015

Animal Farm de George Orwell

Tired of their servitude to man, a group of farm animals revolt and establish their own society, only to be betrayed into worse servitude by their leaders, the pigs, whose slogan becomes: “All animals are equal, but some animals are more equal than others.” Published in 1945, this powerful satire of the Russian Revolution under Stalin remains as vivid and relevant today as it was on its first publication.
New Longman Literature titles provide an excellent selection of popular modern fiction and are suitable for 14-18 year olds of all abilities.
*Notes and questions are provided at the beginning of each chapter to help guide the student's understanding of the key themes and language.
* A programme of study provides practise in skills required at GCSE.
* Other new features include an introduction, ideas of further reading and a comprehensive glossary.


A MINHA OPINIÃO:

Animal Farm é  uma alegoria ou fábula criada com génio e mestria por George Orwell! É um pequeno e inesperado livro: de uma mensagem inteligente e sofisticada no entanto, opta por linguagem simples e quase infantil para a transmitir.
É uma crítica sarcástica e velada ao regime da União Soviética! A comunhão e igualdade entre todos é o motivo para a rebelião dos animais face aos humanos. Querem livrar-se do tirano de duas pernas e almejam pela sua independência mas, no seu "reinado" imperará a comunhão e a partilha contrariamente ao do humano. É o Animalismo. Esta ideia é o reflexo ficcional do Comunismo. Em Napoleão, o porco líder, Orwell recria o seu Estaline e nos seus companheiros porcos, os seus  leais seguidores. É notável como o escritor retrata a ambição pelo poder, independentemente das suas crenças ou ideologias políticas. O poder corrompe e para o manter, são capazes de estilhaçar a utopia original. O sonho transforma-se numa distorção pálida que é manipulada a seu belo prazer. É ainda espantoso ver como os animais mais ingénuos e sem erudição caiem nas patranhas e mentiras inventadas para encobrir o rasto de podridão que os ditadores vão deixando. É uma mudança gradual mas, eficaz nos seus objectivos. É aterrorizador verificar o quão actual esta noção e realidade ainda é. Embora Estaline/Napoleão já tenha morrido ainda há muitos ditadores que se guiam pelas suas escrituras e a sua principal arma é a (des)informação!
Animal Farm é uma história que será sempre controversa porém, é inegável a sua veracidade e a sua actualidade! O truque está em procurar as mensagens nas entrelinhas de uma "história infantil".

7/7-OBRA PRIMA

5 comentários:

  1. isto lembra-me que tenho o 1984 para ler e se calhar devia de pô-lo para cima na fila :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo,
    Nunca li nada deste escritor apesar de ter uma enorme curiosidade por o seu livro 1984. Não conhecia este livro dele, gostei muito da tua opinião.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, obrigadaaa. Eu ainda não li o 1984 mas quero ler em breve.:P

      Eliminar
  3. Tenho mesmo que ler este livro ou o 1984 deste autor!!
    P.S. Nomeei-te para a TAG "Amo/Odeio"!! http://thebooktarian.blogspot.pt/2015/05/tag-amoodeio.html :D
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Quero tanto este livro! Talvez seja a minha próxima compra na FLL.

    ResponderEliminar