quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Os Jogos da Fome ( Trilogia Jogos da Fome I) de Suzanne Collins


Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

A MINHA OPINIÃO:

Os Jogos da Fome é um primeiro livro trepidante de uma saga distópica que promete. Suzanne Collins constrói um mundo alternativo bastante plausível. Panem é a grande criação da autora. Collins  coloca nas mãos do leitor todas as peças da história deste país governado por um presidente déspota e, logo, põe a responsabilidade da decisão nas suas mãos.  Claro que há tráfico de influências porque, os protagonistas são contra o regime porém, Katniss não é, particularmente, adorável. É uma personagem principal bastante antagonista. Se a respeitamos pelo seu sacrifício também não a suportamos face à sua arrogância ( necessária, por vezes, é certo!) e constante indecisão. Peeta é um protagonista mais "normal" sendo que, é mais empático e traz à tona o lado bom de todos os personagens incluindo, a Katniss. Quanto a Gale, respeito a sua determinação porém, parece-me que o seu desenvolvimento é escasso neste primeiro livro. As personagens secundárias Effie e Haymitch são tão bizarras quanto atraentes. Effie é a aparente personificação do que apregoa o Capitólio. Inicialmente, parece viver da superficialidade e da vangloriação própria porém, é mais complexa do que sugere e vai desabrochando com o avançar das páginas. O mesmo sucede com Haymitch. Temperamental, irascível e aparentemente insuportável, ele é um enigma que se revela muito valioso para a história em si.
No entanto, Os Jogos da Fome não é equilibrado... Não há uma harmonia entre a acção e o desenvolvimento das personagens. O relato na primeira pessoa é também inconsistente e de certo modo, reflecte a insegurança e confusão de Katniss.
É uma leitura voraz mas não é perfeita!

4,5/7 BOM**

2 comentários:

  1. hello :D

    Por acaso gostei deste primeiro volume, temos que o ver como um livro para um publico mais para o juvenil e que acabou por ser uma boa surpresa :)

    Espero que gostes dos seguintes, caso venhas a ler :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo corvo :D

      eu já li a trilogia toda sendo que. o último me desiludiu.

      Beijinhos*

      Eliminar