domingo, 25 de novembro de 2012

O Hobbit de J.R.R. Tolkien

"O Hobbit" é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão.
São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. "O Hobbit" é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a "O Senhor dos Anéis".

A MINHA OPINIÃO:

Para mim, os livros de J.R.R.Tolkien são uma preciosidade de valor quase inexplicável! A verdade é que jamais conseguirei fugir da sua magia ou ser completamente imparcial quando os leio ( ou releio).  São livros que me salvaram, literalmente, de uma cama de hospital. Quando estamos doentes procuramos desesperadamente uma escapatória nem que seja, uma simples viagem literária por mundos tão brilhantemente construídos que nos perdemos neles e por um momento, esquecemos o que nos transtorna. Anos volvidos após este pequeno contratempo e perante a iminente adaptação cinematográfica de Peter Jackson resolvi mergulhar de novo nas páginas de O Hobbit. Correndo o risco de ser demasiado sentimentalista afirmo com toda a convicção que estava cheia de saudades da Terra Média: da simplicidade do Shire, da magnificência de Rivendell e da sensação de aventura que nos invade sempre que surgem  Anões, Feiticeiros, Elfos e Hobbits. Tolkien é comparável a um avô a narrar histórias aos netos. É um dom raríssimo e poucos escritores o têm! O Hobbit não é tão majestoso e tão grandioso como a famosa trilogia que precede porém, é igualmente cativante e um belo começo para uma relação que se prevê longa com o mundo do Senhor dos Anéis. Há claramente uma Terra Média em construção e muito menos abrangente de que nos livros seguintes no entanto, o equilíbrio que o autor consegue entre a infantilidade e a força da metáfora é algo de extraordinário. Apesar de existirem seres saídos da profícua imaginação de Tolkien também há os valores, os sentimentos e as emoções que são tão comuns e mundanas que é impossível não nos apegarmos a este pequeno livro. Tudo isto dá uma nova dimensão à obra! Se a lermos sem nos imergirmos totalmente nela corremos o risco de não alcançarmos a plenitude da sua mensagem. Bilbo Baggins encarna o relutante herói que, finalmente compreende que não importa a nossa imagem ou aquilo que erroneamente pensam de nós, o que conta é aquilo que vivemos, sem estarmos presos a falsos julgamentos, tradições ou costumes ridículos. O humor ingénuo de Bilbo é delicioso particularmente, no jogo de adivinhas com Gollum ou a interrogar Smaug, o dragão. O hobbit é o protagonista mas, mesmo gostando dele, não é  o meu favorito. Esse prémio pertence a Gandalf! O feiticeiro é provavelmente, das mentes mais astutas e previdentes do livro pois, é ele que maquina o despoletar de um novo e mais arrojado Bilbo. Claro que os Anões também são uma mais valia a multiplicar por treze! São tantos, tão iguais e tão diferentes e ao mesmo tempo, hilariantes. Thorin é aquele que se destaca porque é o que tem uma jornada maior. Ele tem de percorrer o caminho que o levará a encontrar-se consigo próprio. O Hobbit é indispensável para os admiradores de Tolkien e um belo começo para os que têm medo de iniciar a trilogia. Aqui encontrarão um livro de acção, sem grandes descrições que enamora o leitor e fá-lo piscar o olho aos volumes seguintes!

6/7-EXCELENTE

TRAILER DO FILME:

O filme está a chegar e tal como a trilogia do Senhor dos Anéis é realizado por Peter Jackson.



21 comentários:

  1. Os livros do Tolkien são incomparáveis. Como você disse, eles são uma preciosidade.
    Ainda não li O Hobbit, mas é algo que pretendo fazer em breve. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luara:) Bem-vinda
      Se leste o Senhor dos Anéis não deves perder este.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Estou tão curiosa para ver o filme! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Filipa:)

      Também eu amiga. Acho que vou à ante-estreia tal é a curiosidade!:)

      Eliminar
  3. Ois Jojo,

    Por estranho que pareça ainda não li este livro, mas conto ler em breve e quem sabe voltar a ler novamente a trilogia.

    Vejo que te encheu as medidas :D

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha, não te perdoo:p
      Também estou a pensar reler a trilogia. Quem sabe para o ano não será o ano.

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Devo ler no inicio de próximo ano, *palavra de não escuteiro* :D

      Eliminar
  4. Nunca li nada dele, mas gostava de ler este. Não sei se será muita fantasia para mim. Só lendo mesmo :)

    Adorei a tua opinião, sei que estou em falta contigo porque nunca mais vim cá comentar, mas quero que saibas que leio sempre as tuas opiniões. O teu blogue é especial para mim e sigo-o sempre porque sei que acima de tudo vou encontrar opiniões sinceras.

    Ainda ontem deixei um comentário no blogue que os livros também me salvaram. Tenho uma boa saúde psicológica graças a eles e até a relação com as pessoas à minha volta melhoraram.

    Beijinhos
    Sandra Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra pelas tuas palavras tão queridas:)
      Eu não tenho tido muito tempo por isso, não também não comentado o teu. Mas continuo a visitá-lo com gosto. Quanto ao Hobbit, eu sei que não gostas muito de fantasia mas, este lê-se bem. Só tentando...

      Beijinho*

      Eliminar
  5. Deixei-te um selinho no meu blogue. :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Para os fãs de "O Senhor dos Aneis" este livro é indispensável e imprescindivel, li-o à uns anos. E também depois do Senhor dos Aneis. Embora goste mais da trilogia, esta história, explica, muita coisa... como por exemplo: como começou afinal a guerra pelo anel.
    Uma boa Leitura, uma excelente Opinião.
    Parabéns Jojo.
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nuno:) Boas festas para ti e para os teus também!

      Eliminar
  7. Deixei-te um selinho no blogue =)

    http://girlinchaiselongue.blogspot.pt/2012/12/campanha-incentivo-de-leitura-selo.html

    ResponderEliminar
  8. Depois de ter lido a trilogia, este ficou aquém das minhas expectativas. :(

    Deixei-te um selo no meu blogue, também! :P *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipa:)
      Sim, O Hobbit não é tão fantástico como a trilogia mas, é uma prequela muito boa!

      Eliminar
  9. Também tens um selo no meu blogue :)

    http://arttemizzabooks.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-iniciativa-leitura.html

    Nunca li nada dele, apenas me limitei a ver os filmes e este ultimo no fim de semana passado, mas apesar de até ter gostado dos filmes nunca senti muita curiosidade em ler os livros.o

    ResponderEliminar