sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Canção de Tróia de Colleen McCullough

Colleen McCullough atinge o auge da sua carreira de escritora com A Canção de Tróia, uma obra que recria a trágica e terrível saga da Guerra de Tróia, uma história com três mil anos de existência – uma história de amores que ignoram barreiras e de ódios nunca mitigados, de vingança e de traição, de honra e sacrifício.
Tão viva e apaixonante como se fosse contada pela primeira vez, a narrativa é assumida pelas vozes das diversas personagens: Príamo, rei de Tróia, condenado a tomar as decisões erradas pelos motivos certos; a princesa grega Helena, uma beldade que é escrava dos seus desejos e que abandona um marido enfadonho pelo amor de outra beldade, tão escravo dos seus desejos como ela – o príncipe Páris de Tróia; essa máquina de guerra perseguida por uma maldição que é Aquiles; o heroicamente nobre Heitor; o subtil e brilhante Ulisses; Agamémnon, o Rei dos Reis, que consente o horror a fim de lançar ao mar os seus mil navios e que, por isso mesmo, atrai a inimizade da sua sinistra mulher, Clitemenestra.
Porém, onde termina a loucura humana? E onde começa o impiedoso castigo dos Deuses? As personagens fascinam o leitor, levando-o a sentir simpatia ora pela Grécia, ora por Tróia, à medida que cada uma delas avança inexoravelmente para um desfecho que nem mesmo os Deuses podem evitar.
O fascinante e irresistível romance de Colleen McCullough revela-nos o inesquecível poder de uma história que mergulha fundo nas raízes da cultura ocidental e que continua viva três milénios depois.

A MINHA OPINIÃO:

Há livros que nos desiludem. Há livros que nos cativam. Há livros que nos marcam e há aquelas obras que transcendem qualquer elogio porque, é impossível descrever a riqueza de emoções avassaladoras que nos propiciaram. A Canção de Tróia é um daqueles livros raros que surpassam qualquer expectativa ou qualquer limiar de grandeza que criámos! Homero ficaria orgulhoso de Colleen McCullough. Ela tem um dom... Humaniza os personagens e, mais uma vez, demonstrou-me que é uma belíssima contadora de histórias. Como é possível ficar tão viciada numa narrativa de uma guerra cujo final já conhecia? Cativante é uma palavra demasiado pequena para classificar este livro. Mal o fechava já sentia saudades dele... Personagens tão vibrantes quanto lendárias são moldadas como o barro nas mãos do oleiro por Colleen McCullough e surgem tão belas e ofuscantes que deslumbram com a sua imperfeição. Sim, a sua imperfeição porque, as lendas também têm calcanhares de Aquiles. A escritora adoptou o método de cada capítulo, cada personagem. Só assim, ela conseguiu abarcar personalidades tão díspares e com narrativas tão sublimes. Desde os grandes reis, Príamo e Agaménmon até Helena e Briseida, mulheres deslumbrantes que se apaixonaram pelo inimigo, Colleen cria uma verdadeira epopeia, empolgante e singular cheia de paixão, traição, sacrifício, honra e glória. A volatilidade das paixões e dos afectos pode causar uma guerra e pode resolvê-la... Neste turbilhão viciante de personagens quem mais brilha são: Aquiles atormentado pela sua mãe, pela morte e pela imortalidade e Ulisses, sagaz, trapaceiro e astuto rei de Ítaca de princípios éticos duvidosos, mas inegavelmente inteligente ou não fosse ele o filho favorito de Atenas, deusa grega da sabedoria. Uma lenda nasce do pó da guerra e Aquiles, poderoso e feroz soldado é cantado pela sua divindade e sua destreza bélica. Porém, foi a sua debilidade humana que me apaixonou.Os seus medos e os seus defeitos atraem o leitor pois, são estes sentimentos tão pouco heróicos que, os comuns mortais sentem face à batalha da vida.Ulisses, a mente mais arguta e soberba do séquito grego é fabuloso, cheio de ideias e acções um tanto imorais e dúbias. Relativamente,a este homem só há uma certeza, o seu amor pela esposa e pelo filho. O némesis troiano de Ulisses é Eneias, sedento de poder ansiando por um trono que lhe foi profetizado.Ele também é capaz de tudo! Neste duelo de titãs, oráculos profetizam futuros, mortes e vitórias. A Canção de Tróia é uma obra inesquecível, gigantesca e lindíssima que escapa das suas páginas ficando para sempre no nosso imaginário!Colleen McCullough é exímia na arte da manipulação deixando os leitores a ansiar por mais... É uma das minhas escritoras favoritas porque, a cada leitura surpreende-me!Quando penso que não poderia ser melhor, ela volta e presenteia-me com um livro tão magnífico e tão grandioso que me seduz irrepreensivelmente e fatalmente e, que não oferece outra hipótese que não seja a rendição.

7/7-OBRA-PRIMA

10 comentários:

  1. Já tinha lido opiniões muito boas sobre este livro. E esta é mais um, que nos deixa com mais vontade de o ler. :)

    P.S. Gostei muito deste novo visual, Jojo. A música continua no seu melhor! ;)

    ResponderEliminar
  2. Apesar desta ser uma das minhas escritoras preferidas este livro ainda não li .Mas pelo que li na sua critica já estou a adorar .Vou ter que o ler rapidamente ,agora que ficou o bichinho ...

    ResponderEliminar
  3. Oi, Jojo!

    Mais um pra eu ficar só na vontade! Por aqui a edição está esgotada, mas vou tentar achar em algum sebo.

    um beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá boa noite! Já li alguns livros desta autora e simplesmente adorei! No entanto já não se encontram os livros mais antigos dela à venda... Pode me dizer onde os posso comprar? Onde arranjou o seu? Espero que não ache um abuso da minha parte perguntar. Atenciosamente, Ana Guiomar

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    tonsdeazul,
    Obrigada pelo elogio à música:p!
    Este livro é fabuloso, acho que ias adorar!

    manjos,
    Colleen também é das minhas favoritas.Quero ler todos os livros que puder. Ainda não encontrei um que me desiludisse.

    Miriam,
    por aqui também é muito difícil encontrar livros.

    Ana Guiomar,
    Não é abuso nenhum. Eu encontrei os meus exemplares num alfarrabista em Lisboa. Houve outros títulos dela que comprei numa livraria velhinha pouco movimentada no Funchal. Mas, ultimamente só vejo livros dela em feiras e alfarrabistas.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Nunca li nada desta escritora, mas já li tão boas opiniões (incluindo esta) que fiquei mesmo com vontade de ler alguma coisa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kel, é obrigatória!
      Começa por um mais pequeno e assim vês se gostas dela ou não.

      Eliminar
  7. Li esse livro e me encantei assim como você!
    Amei esse blogue, adoro ler e já li muitos livros entre eles os que nos mostra por aqui!
    Ah, a autora é de fato sensacional, as sagas são muito bem escritas, li e assisti o filme, um dos seus sucessos "Pássaros Feridos"!
    Abraços!

    ResponderEliminar