terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Magia e Sedução de Alice Hoffman


Gillian e Sally Owens são duas órfãs que foram educadas pelas tias numa pequena vila. Criadas como crianças normais, tiveram desde tenra idade de lidar com a fama da família Owens.
Com efeito, há mais de dois séculos que as mulheres da família conhecem os segredos das ervas, das curas, e dos rituais para proteger as colheitas. As pessoas da cidade chamam-lhes bruxas mas recorrem a elas quando há necessidade, embora passem muito tempo a culpá-las de todo o mal à sua volta.
É neste contexto que Sally e Gillian partem, tentando esquecer os fantasmas do passado. Gillian, a irmã rebelde, parte para uma grande cidade para viver diversas relações sem futuro até ao dia em que conhece o violento Jimmy, que a maltrata.
Quanto a Sally, a irmã responsável, casa-se e tem duas filhas mas fica viúva pouco depois, mudando-se para uma nova cidade com o objectivo de poder dar uma nova vida às suas filhas, prestes a entrar na adolescência. Quando menos espera, tem Gillian à sua porta, acabada de chegar com um drama na sua vida e com uma surpresa na bagageira.

A MINHA OPINIÃO:

Magia e Sedução é uma leitura suavemente mágica! As suas páginas fluem vertiginosamente como se o amanhã não chegasse.Sally e Gillian são duas irmãs tão diferentes e tão iguais que é impossível não gostar de pelo menos, uma delas. Esta dinâmica fraternal é tão singular com a casa das Owens porque, a magia está em todo o lado. Ela move as personagens por caminhos obscuros e luminosos, forçando-as a tomar decisões. Ela também é uma personagem.Alice Hoffman cria um livro que não sendo brilhante, é uma leitura deliciosa. Não caí na monotonia dos romances óbvios e aborrecidos. Esta é uma história de duas irmãs, do amor entre elas, das suas escolhas e dos seus fantasmas. Tem um toque de suavidade como se a vida já fosse demasiada séria para suportar tal semblante. O início da leitura foi marcado por uma certa distância entre o leitor e os intervenientes da história, porém esta sensação logo desapareceu desabrochando numa narrativa divertida, doce e mágica. Desde os velhos gatos pretos aos lírios que crescem viçosos fora de estação no quintal da casa de Sally, tudo parece ter uma essência desconcertante. É da magia que Sally e Gillian fogem, contudo ela vive em cada fibra do seu corpo e em cada fio do seu cabelo. Alice Hoffman é uma escritora mediana que me faz lembrar Sarah Addison Allen, o que não é necessário mau, muito pelo contrário.

4/7- BOM

TRAILER DO FILME:

 


PS: Obrigada Segredo dos Livros!

4 comentários:

  1. Não li o livro, não posso opinar sobre ele (até me parece bom para uma tarde fria de domingo), mas a capa!! Podiam fazê-las menos... rebuscadas? Tanta ocupação do espaço, com ar de fitinha e laço, desanima-me, faz-me lembrar os romances de cordel e provavelmente nem é. Dá-me sempre vontade de dizer "Menos, senhores, menos..."

    ResponderEliminar
  2. Confesso que fiquei com muita vontade de ler o livro!

    ResponderEliminar
  3. Olá Jojo,

    Eu vi várias vezes este filme, mas nunca li o livro. Li outro livro da mesma autora, e não me marcou muito. Achei uma escrita demasiado simples.
    Em relação a esta história gostei imenso do filme, mas não tenho muita vontade de agora ir ler o livro :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que esse filme era inspirado no livro :o
    A mim aconteceu-me o mesmo que à Kel... O primeiro livro não me marcou muito e acabei por não ficar com muita curiosidade para os próximos... Mas este parece-me mais interessante ^^

    ResponderEliminar