terça-feira, 16 de março de 2010

A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria



Baseado no mito de Pedro e Inês (mais uma lenda do que uma história), um romance sobre a intemporalidade da paixão, onde se abordam também alguns mistérios da existência.
Assim as mulheres passam umas às outras a sua teia ancestral de seduções, subentendidos, receitas que hão-de prender os homens pela gula, a luxúria, a preguiça e todos os pecados capitais, é por isso que elas nunca querem os santos, os que não se deixam tentar, os que resistem à mesa, à indolência, à cama, à feitiçaria dos temperos, ao sortilégio das carícias, à bruxaria das intrigas.

A MINHA OPINIÃO:

A Trança de Inês é um livro estranho... Mas a sua anormalidade é o seu grande trunfo. A história de Pedro e Inês de Castro é (re)contada em três épocas diferentes. Nas suas reincarnações, Pedro e Inês voltam a cruzar-se, a apaixonar-se e a sofrer às mãos dos algozes do destino. Um amor tão poderoso que transcende eras! Apaixonei-me, amei, sofri com Inês e Pedro. Como se explica uma paixão? Como se vive uma paixão?... São interrogações que o livro me deixou.No passado, no presente, no futuro fui assaltada por amor imenso que chega a ser obsessivo e incurável.

No início, o livro e a escrita podem ser confusas. A autora alterna épocas, amores e destinos... devaneios de um louco chamado Pedro. Porém, à medida que a leitura prossegue torna-se impossível deixar a história. A história de Pedro e Inês. Tantas vezes contada mas nunca desta forma.

Adorei a escrita de Rosa Lobato Faria. É sublime, poética, uma brisa inovadora!!!

EXCERTOS:

" É sabido que na infância o tempo não passa, na adolescência demora-se, na idade adulta corre, na velhice precipita-se.Talvez que, depois daqueles milhares de anos longos em que o tempo era o seu próprio embrião, o primeiro milénio da nossa era fosse a infância do tempo."

"(...) Inês. Tu, de beleza e doçura imutáveis,tu, que caminhas de pés descalços no lusco-fusco do meu quarto, tu que acendes a noite com a tua cabeleira de estrelas, tu que te deitas na minha cama e me abraças e me beijas e me acaricias os cabelos, tu, vestida de sombras, tu, toucada de vento,tu, nimbada de mar."

5/7- MUITO BOM

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

5 comentários:

  1. Que giro, comecei ontem a ler este livrinho :)
    Gosto muito da escrita de Rosa Lobato de Faria e já li outros dela que me encantaram mais pela escrita até do que pela história.
    Se puderes, lê "As Esquinas do Tempo", outra história estranha, mas tão bem contada, que se entranha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Até leio bastantes autores lusófonos, mas esta autora, lamentavelmente, é desconhecida para mim, pelo menos no que diz respeito à prosa!
    A história de Pedro e Inês há-de ser sempre uma fonte de inspiração. Li faz pouco tempo «o amor infinito de Pedro e Inês», de Luis Rosa. Também muito interessante a perspectiva deste autor.
    Fiquei bastante curiosa em ler esta versão da autora e também vou anotar a dica da Lígia. :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho lido boas críticas ultimamente aos livros da autora; gostava de experimentar, e talvez leve esta sugestão em conta. :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Tenho de ler Rosa Lobato Faria. Já adquiri 3 livros dela. Só tenho lido boas críticas!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Jojo,acho a Rosinha espectacular! Ja li alguns livros dela e acho-os muito bons, prendem-nos completamente...talvez por não estar à espera a surpresa ainda foi maior.
    bjinhos,Cris

    ResponderEliminar