domingo, 7 de março de 2010

A Guerra dos Tronos- As Crónicas de Gelo e Fogo I- de George R. R. Martin


Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar. "
A MINHA OPINIÃO:
Adorei, adorei este livro!!! Um início promissor de uma saga que irei seguir fervorosamente!É uma obra magnífica habitada por uma panóplia de personagens brilhantemente construídas por George R.R. Martin. A cada capítulo, um novo ponto de vista, uma nova visão e a cada página um novo despertar de mistério e suspense. Todos os caminhos deste livro desabrocham nos Sete Reinos, um opulento mundo criado pelo autor. É uma enorme, enorme história e a melhor parte é que só agora começou. No cerne da história estão as Grandes Casas: Baratheon, Stark, Lannister, Arryn, Tully, Tyrell, Greyjoy,Martell e a antiga Casa Targaryen. Aprendi a amar as personagens e a odiá-las também. George Martin é totalmente imprevisível. Chega a ser impiedoso com as personagens contudo, vicia e cativa. Nos primeiros capítulos há uma avalanche de conceitos, casas, características, personagens e histórias paralelas que pode ser confuso porém, depois da poeira assentar há como um novo amanhecer, a alvorada de uma nova e fenomenal saga. Este primeiro volume é mais histórico do que fantasioso embora existam nuances de um passado que foi e de um futuro que talvez será... mágico. A alusão aos dragões de outrora só aumenta a curiosidade relativamente aos volumes seguintes. Mesmo quem não gosta de fantasia, gostará deste livro e atrevo-me a arriscar da saga. O poder, a intriga, o amor, a vida e a morte são cores na paleta de Martin que com elas edifica uma história maravilhosa. As personagens são reais e cruas, algumas mais indentificáveis que outras mas todas são despoletadoras de emoções. Confesso que estou apaixonada pela Casa Stark, pela sua ligação profunda aos lobos gigantes e pelos seus dilemas e mistérios. E depois há uma personagem que se destaca pelo seu humor mordaz e irónico, Tyrion Lannister, um homem que aparentemente é o elo mais fraco de um clã poderosíssimo. Sendo que este livro corresponde a metade do volume original, estou ansiosa por iniciar o seguinte até porque este tem um final de cortar a respiração. Não vou desvendar muito mais porque acreditem quanto menos se sabe quando se inicia a leitura, melhor é. Leiam-no simplesmente!... Todavia, vou aqui repetir um conselho que me deram ( muito sábio, por sinal...obrigada Tiago!) preparem-se... vão ficar viciados!!!
7/7- OBRA-PRIMA
PS: Obrigada a todos os que me incentivaram a ler esta saga:)!

9 comentários:

  1. Prepara-te para grandes supresas! A verdade é que nenhuma personagem está a salvo e o Martin é muito cruel... Espero ir seguindo as tuas opiniões sobre esta saga maravilhosa ;)

    ResponderEliminar
  2. Que bom. Mais uma pessoa que experimenta ler Martin, e que, mesmo sabendo das excelentes críticas, ainda se surpreende positivamente! :D Só te digo - quem me dera estar neste momento a ler A Guerra dos Tronos e a Muralha de Gelo pela primeira vez... esperam-te ainda muitos volumes da melhor fantasia jamais escrita (isto na minha opinião). Esperarei ansioso pela tua opinião do segundo! :D É viciante, não é?

    Boas leituras!!
    Tiago

    PS: Hoje no Lydo e Opinado falei sobre esta saga... talvez queiras deixar o teu "testemunho" por lá (quando leres o post percebes :P)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela alteração. Fico à espera da crítica ;)

    P.S. Adoro a música :)

    ResponderEliminar
  4. Estou espantado! Obra prima?! Bem, lá vão mais uns euros :( para aumentar a pilha dos "por ler" :)
    Estás a ler o doente inglês? Fico curioso para saber a tua opinião!

    ResponderEliminar
  5. Olá
    No Chuva de Livros, no poste Selos do 1º Trimestre/2010 esta um selinho BEAUTIFUL para este agradável espaço.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Passeando para conhecer o blog e aprender um pouquinho mais com as dicas! abraço

    ResponderEliminar
  7. Tem selinho para você lá no blog ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Jojo!! Eu tenho este livro ali na estante para ler... tenho a certeza de que vou gostar!!

    ResponderEliminar
  9. ola jojo, tb. fiquei muito curioso, em relação a esta saga, e depois de ver todas as critícas para além da tua, mais ainda.
    tenho ca em casa o 1º e 8º, á espera de começar esta sga, embora neste momento esteja tb. a ler uma saga fantastica da Robin Hobb, não sei se já lesye? mas vale a pena. quando decidir pegar nas crónicas de gelo e fogo, cá voltarei para comparar a minha opinião com a tua. beijinhos e até breve.

    ResponderEliminar