sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie

Em pleno Inverno, Poirot encontra-se em Istambul, decidido a tomar o Expresso do Oriente. Depois de uma noite mal passada, a sua tranquilidade é perturbada quando uma tempestade de neve obriga o comboio a parar e aparece o cadáver de um passageiro brutalmente apunhalado.
Um dos mais famosos casos de Poirot.
Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!


A MINHA OPINIÃO:

Um Crime no Expresso do Oriente é uma obra fenomenal! É dos melhores mistérios que já li de Agatha Christie! Além de criar um homicídio num local "fechado" e prisioneiro da neve, sem escapatória para o potencial assassino, a autora faz o leitor pensar em todos os momentos e cada pormenor é essencial! Assim, o leitor deixa de ser um mero espectador e torna-se num detective amador e exercita as suas "célulazinhas cinzentas" com Hercule Poirot.
Esta obra é considerada uma das melhores da escritora e a depois de As Dez Figuras Negras, é a minha predilecta (até agora). A excelência da autora está bem patente em todo o enredo. Ela consegue esboçar a personalidade e o carácter de cada personagem através do mais pequeno detalhe. Todos os participantes desta história são vivos e dinâmicos e, ao longo das páginas são lançadas pistas para sua verdadeira natureza. São alertas para o leitor que se esforça por acompanhar a investigação do detective belga. Quase todos têm nacionalidades diferentes e quase que ouvimos os seus sotaques e vemos os seus maneirismos porque Agatha Christie é brilhante na sua construção e nos seus diálogos. Além de este mistério ser muito bem delineado tem momentos de estupefacção como o final memorável que, dá uma vontade louca de reler novamente o livro em busca do que escapou. 
Um assassinato num local tão estranho quanto um comboio parado podia se tornar em algo vulgar e aborrecido porém, graças ao génio de Agatha Christie é um mistério absorvente e que, apesar de ter muitas personagens é muito claro! É um dos meus novos favoritos!

7/7-OBRA-PRIMA

2 comentários:

  1. Olá Jojo
    Este é o melhor policial de sempre em minha opinião.
    Concordo com a tua análise, principalmente no que diz respeito ao final. Para mim é o melhor final de todos os livros de ficção que li até hoje. Não lembrava ao diabo que o assassino fosse...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo
    Adoro Agahta Christie e este é um dos meus preferidos!
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube | Goodreads

    ResponderEliminar