terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo (Millennium II) de Stieg Larsson


Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe.

A MINHA OPINIÃO:

Alucinante!!! É a palavra que melhor descreve o segundo volume da trilogia Millennium. No entanto, o primeiro terço do livro é uma verdadeira luta de adaptação. As descrições longas e os nomes completamente distintos dos que, habitualmente, encontro aliados ao facto de ter lido o primeiro há alguns meses dificultaram-me a leitura. Após este período conturbado, o vício surgiu e as páginas voaram. Ao contrário do anterior, este livro debruça-se mais sobre o passado misterioso de um dos protagonistas, Lisbeth. E que passado! Uma verdadeira teia de segredos que enreda o leitor e que não oferece nenhuma escapatória. Os acontecimentos sucedem-se vertiginosamente e, como sempre a história é impactante não poupando o leitor a verdades cruéis ou a momentos aterrorizadores. Sente-se o medo em cada página recheada de revelações marcantes que, mesmo inesperadas não são estapafúrdias. Indubitavelmente, Lisbeth é quem granjeia todos os meus elogios. É uma personagem soberba criada Larsson! Nunca li nada que se lhe assemelhasse... É daquelas que são constituídas por imensas camadas, cada uma mais intrincada que a outra. Quando julgamos que a conhecemos, ela reinventa-se e surpreende-nos mais uma vez. Não é fácil de compreender algumas das suas acções e isso também nos leva a continuar a ler fervorosamente na esperança de encontrar uma causa ou um significado. Mikael Blomqvist também me agarrou muito mais aqui do que no primeiro livro. A sua determinação, curiosidade insaciável de jornalista e claro, a sua relação estranha com Lisbeth são provavelmente, das coisas que mais aprecio nele. Mikael é  o perfeito "parceiro" mesmo com as suas imensas falhas nomeadamente, o de não reconhecer sentimentos mesmo em frente as seus olhos. O livro ainda contém inúmeras personagens secundárias expostas detalhadamente pelo autor.  Há muitas de carácter duvidoso e uma é particularmente, horripilante. Stieg Larsson não é apologista de subtileza ou de eufemismo logo, quando apresenta esta personagem fá-lo sem medos e inibições. Cria assim um antagonista credível, repugnante e que inspira pavor tanto no leitor como nos outros interveniente da história. 
A Rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo é uma leitura excelente porém, não é para todos os palatos devido ao seu conteúdo chocante.

6/7- EXCELENTE

TRAILER DO FILME:



12 comentários:

  1. Sem dúvida dos melhores policiais que já li! Forte, irreverente, pujante! Uma leitura inesquecível!
    E uma excelente review como sempre :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica, eu sou suspeita porque não leio muitos policiais mas tenho de concordar contigo, é dos melhores que já li!

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. É a minha leitura actual...
    No ano passado li e gostei bastante do 1º volume e pelas críticas e avaliações que tenho lido, parece que este 2º volume se vai transformar numa daquelas leituras que agarram e não nos deixam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Também li o 1º volume o ano passado mas, este é ainda melhor. Já estou a ponderar começar o 3º.

      Eliminar
  3. Já li os 2 primeiros da trilogia e adorei! Dos melhores policiais, sem dúvida. Estou a poupar o 3º, já que infelizmente o autor já faleceu :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alu,
      É mesmo uma pena que o autor tenha falecido. Assim teríamos muitos mais livros.

      Eliminar
  4. Ois,

    Sem duvida uma leitura de qualidade, agora é seguires para o próximo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo corvo,
      já tenho o terceiro a olhar para mim. Tenho uns quantos à frente dele mas, não vai demorar muito.:)

      Eliminar
  5. Olá Jojo, como sabes, fiz a leitura dos 3 volumes o ano passado e só te posso dizer que ainda tens caminho pela frente, pois como viste o final é surpreendente e tudo ficou em aberto para ser resolvido no próximo volume. Tenho a certeza de que vais gostar bastante.
    *Quando puderes lê "Último acto em Lisboa" de Robert Wilson (dá-lhe uma oportunidade, vale bem a pena.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      o final é que me está a matar de curiosidade. Vou ter de ler o 3º em breve!
      Não conheço o livro que me recomendas mas, vou ver se o apanho num alfarrabista.

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. Olá Jojo, como sabes, fiz a leitura dos 3 volumes o ano passado e só te posso dizer que ainda tens caminho pela frente, pois como viste o final é surpreendente e tudo ficou em aberto para ser resolvido no próximo volume. Tenho a certeza de que vais gostar bastante.
    *Quando puderes lê "Último acto em Lisboa" de Robert Wilson (dá-lhe uma oportunidade, vale bem a pena.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar