quarta-feira, 6 de março de 2013

O Historiador de Elizabeth Kostova


Nas tuas mãos, leitor, entrego a minha história…

Uma noite, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem mulher encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas começam todas por «Meu caro e desventurado sucessor…» e fazem-na mergulhar num mundo com que ela nunca tinha sonhado - um labirinto onde os segredos do passado do pai e do misterioso destino da mãe se ligam a um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.As cartas abrem caminho para um dos poderes mais perversos que a humanidade já conheceu - e para uma busca que dura há séculos para encontrar a origem dessa perversidade e extingui-la. É uma busca da verdade sobre Vlad o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado esteve na base da lenda do Drácula. Gerações de historiadores arriscaram a reputação, a saúde mental e mesmo a vida para saber a verdade sobre Vlad o Empalador e Drácula. Agora, a jovem decide empreender por sua vez essa busca para seguir o pai numa perseguição que quase o destruiu quando ainda era um novo e entusiasta académico e a mãe ainda estava viva.
O livro de Elizabeth Kostova é uma aventura de proporções monumentais, uma história implacável que mistura factos e fantasia, passado e presente, amor e aventura, absolutamente inesquecível. Publicado em 40 países, O Historiador é um dos mais importantes fenómenos literários dos últimos tempos.

A MINHA OPINIÃO:

O Historiador de Elizabeth Kostova é uma leitura brutalmente trepidante!Apesar ser enorme, com cerca de 600 páginas e de abrandar o ritmo por inúmeras vezes devido a novas descobertas e consequentes explicações, é apaixonante porque conjuga uma história muito bem construída com uma escrita bela e compulsiva. A beleza provém das suas descrições vívidas de locais remotos ou próximos que são fenomenais e que me tornaram numa personagem itinerante que seguia avidamente cada viagem, cada momento e cada frustração dos verdadeiros protagonistas. São pinturas detalhadas recheadas de cores que nos dão aquela sensação de estarmos mesmo lá! Percorremos milhares e milhares de léguas desde dos Pirenéus até à longínqua Roménia e sempre no mesmo livro. Ele é cosmopolita transcendendo barreiras linguísticas, religiosas, temporais e até a cortina de ferro pós-Segunda Guerra Mundial. É narrado a duas vozes, a da filha e a do pai porém, elas não são únicas. Um conjunto de vozes secundárias mas, essenciais dão outra dimensão e grandiosidade à obra. É uma calma, relativa e silenciosa grandiosidade porque só nos apercebemos do quão fundamentais elas são, ao longo do livro. Não são narrativas épicas cheias de batalhas. São muito pessoais através de cartas que mascaram lutas de cariz próprio entre a razão e a crença.São as palavras que guiam a aventura pois, é nas pequenas, grandes, novas e vetustas bibliotecas que os acontecimentos se precipitam levando ao evento seguinte. Na verdade, são os livros que movem a busca pelo fugidio Vlad Tepes. Será realidade ou ficção? Kostova funde os dois mundos de tal modo que é impossível distinguir a veracidade histórica do seu imaginário de escritora, criando uma história verossímil que até seduz os estudiosos presentes n' O Historiador. Se eles, apregoadores da lógica e do pensamento racional se submeteram ao sobrenatural, nós, leitores, não teremos outro remédio se não acreditar nas evidências que surgem ao longo das páginas. Claro que é ficção contudo, quando abrimos o livro perdemos a noção da realidade! A ameaça de Drácula é constante mesmo quando ele não está presente. A sua aura de assassino implacável é alimentada pela escritora fazendo-nos temer pelo destino dos personagens.No entanto, Drácula, vampiro célebre é um objectivo a atingir relegando-se para segundo plano a origem do vampirismo reservando-se as descobertas e as palestras para o paradeiro do infame Empalador. Por um lado, foi refrescante conhecê-lo neste formato mas, por outro, soube-me a pouco. 
O Historiador é um livro de conspirações, de indómitas paisagens e com muita história que imediatamente cativa a amante ( como eu!) de aventura e do passado!

6/7-EXCELENTE

PS: Obrigada Ana pela recomendação!:)

21 comentários:

  1. Olá Jojo!
    Nada a agradecer! =) Eu bem achava que ias adorar! =)
    Gostei de ler a tua opinião... está muito boa... Até me faz ter saudades do livro. E se não tivesse tanto para ler e cumprir os meus objectivos literários voltava a lê-lo, pois é mesmo muito bom!
    Agora falta-te o outro livro da escritora =P "Ladrões de Cisnes", que também é muito interessante! E tem um pormenor que vai gostar! =P eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!:)
      Muito muito obrigada! Se não fosses tu não teria dado por este livro!
      Já estive a cuscar O Ladrão de Cisnes ( satisfeita?) e estou desejosa de o ter.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Eu adorei este livro *.* Estava aqui a pensar que já o li há dois anos!=O Quem diria...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Jojo,

    Gostei de ler o teu comentário ao livro, comprei naquelas promoções da revista sábado a 1 € e ainda bem que o fiz, pois estamos na presença de um livro muito bom. Dos melhores que já li sobre vampiros, pelo menos tem a componente histórica bem interessante e claro um livro repleto de aventuras ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      O meu exemplar também foi mais barato. Comprei-o em segunda mão mas estava impecável! Não me arrependi um segundo!

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Olá Jojo,

    Este livro para mim foi uma agradável surpresa. Se não me tivessem oferecido provalvelmente não o compraria pois não sou muito de ler livros sobre vampiros e dráculas. Mas esse segue uma linha muito diferente, é verdadeiramente um romance histórico.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Landa,
      eu também não teria reparado nele se não fosse a Ana. Com tanta vampirada por aí, este consegue ser muito original...

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá,

    Já tive este livro na corte para o ler, mas como o tempo é escasso e tinha tantos outros que me cativavam mais acabei por deixar este um pouco de parte.
    Um dia, vou pegar-lhe e ver se gostarei tanto dele como tu :)

    Obrigado pela sugestão!
    Beijinhos e continuação de boas leituras

    http://acortedoslivros.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira,
      Bem-vinda***
      Tens de o ler para a seguir eu cuscar a tua opinião.

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. Olá,
    Já li este livro há imensos anos (a minha edição tem uma capa branca linda - foi um livro que comprei apenas pela simplicidade da capa) e lembro-me que adorei. E já o emprestei imensas vezes. Lembro-me de, quando foi editado na biblioteca da Sábado, dizer a toda a gente para aproveitar a "borla".
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Eu tive a oportunidade de comprar essa edição branca mas, gostei mais desta. Como carrego o livro dentro da mala quando o leio, tinha medo que sujasse mais facilmente.

      Boas leituras*

      Eliminar
  7. Olá Jojo, tal como te tinha dito, tenho este livro para ler... peguei-lhe à uns dois anos, e depois ficou de lado, nem sei muito bem o motivo.
    Tenho a edição de que fala o Fiacha (da revista Sábado) e tenho também esta edição grande, que comprei em 2ª mão na feira do Livro de 2011
    Gostei bastante desta tua opinião. Vou dar-lhe uma 2ª oportunidade (não sei é quando)
    Quanto aquele nosso assunto no Freeport... ainda não voltei lá, mas a minha sogra esteve lá esta semana e perguntou a um funcionário, que lhe disse que iriam haver mais e também irão começar a vender livros em 2ª mão. Assim que lá for. vejo. Ok?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      Tens de lhe dar outra oportunidade. Obrigada por veres aquilo no Freeport. Eu não tenho como lá ir porque estou em aulas e aí fica longe.

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Olá, Jojo. :)
    Gostei imenso da tua opinião e fiquei fascinado com o livro, que já inclui na minha lista de compras.
    Também fui pesquisar o outro título da autora e... também faz parte da cada vez maior "listinha".
    Boas Leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,
      desculpa ser a "causadora" de tal aumento. O outro da autora também está na minha listinha mas, já li que é menos empolgante que O Historiador.
      Beijinhos*

      Eliminar
  9. Olá JOJO,
    acredita q tenho esse livro fantástico e ainda não o li, acabei me envolvendo por outras leituras, mas esse ano eu leio, afinal vc, o Fiacha e outras pessoas falam tão bem dele!!! :D
    Outra coisa, me ensine a colocar música no meu blog, adorei a q vc escolheu!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  10. Olá Amanda:)
    Está mais que recomendado!:)
    Quanto à música no blogue, deixei-te uma mensagem lá. Se tiveres dúvidas manda aviso.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso deste livro, que li há vários anos.
    Lembro-me de um episódio em particular contado por um amigo meu que estava dfe visita a Londres. No aeroporto, com este livro na mão, aproxima-se uma rapariga de "estilo gótico" e sussurra-lhe ao ouvido "Agora sabes a verdade" :) hahah
    Tenho de reler. Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahah há cada pessoa estranha neste mundo, djamb!
      Beijinhos*

      Eliminar
  12. Boa noite, só passei por aqui para dizer, que o seu opinião sobre o livro me convenceu a comprá-lo. Obrigado :)

    ResponderEliminar