sábado, 10 de setembro de 2011

As aventuras de Pinóquio - História de um boneco de Carlo Collodi


Este álbum reúne a universal obra de Carlo Collodi, numa nova tradução a partir das suas mais recentes edições críticas, e a série de pinturas que a consagrada artista plástica Paula Rego dedicou ao personagem Pinóquio. Este volume conta igualmente com um posfácio de Italo Calvino, e textos da escritora italiana Romana Petri sobre as pinturas de Paula Rego.

A MINHA OPINIÃO:

Pinóquio foi uma personagem que me deixou confusa! Às vezes, apetecia-me aplicar-lhe um belo correctivo ( uma boa palmada naquele rabo de madeira, servia!) por ser insolente, desobediente e por destroçar o pobre coração de seu pai e da Fada Azul que tão bem o tratavam. Mas, quando ele se arrependia e chorava desalmadamente com remorsos, ficava com pena e lá lhe perdoava. Pinóquio é um boneco que desperta sentimentos bem humanos no leitor! Não é a primeira vez que leio a sua história intemporal. Li-o há muitos anos e sinceramente não me recordava de muito. Contudo, este álbum é uma preciosidade e era inconcebível a ideia de não lê-lo! Além da história de Carlo Collodi contém pinturas lindíssimas de Paula Rego e um posfácio brilhante de Italo Calvino. Apesar de não me lembrar muito das aventuras de Pinóquio, tinha bem presente a sensação que ficou após a sua leitura há tantos anos. Fiquei maravilhada com as suas peripécias! Nesta segunda leitura, esta sensação esmoreceu um pouco. Às vezes, Pinóquio consegue ser tão ingénuo ao ponto de me irritar. Como é possível cair vez após vez no mesmo engano? Mas, posso justificar a minha falta de paciência com o facto de os anos terem passado. Já não sou mais aquela criança que se encantava facilmente com o País da Brincadeira ou com um pau de cerejeira que se tornou num boneco falante. Ainda assim, li o livro num só fôlego e, por incrível que pareça, apaziguou-me as noites!Apesar de ser uma história maioritariamente infantil não é um conto-de-fadas! Nas suas linhas encontramos mensagens para a vida como a de sermos persistentes e verdadeiros para alcançar os nossos objectivos com sucesso. O boneco que não quer estudar ou trabalhar é um professor surpreendente...  Este livro de Carlo Collodi tem uma linguagem infantil que pode não agradar a muitos que buscam uma obra brilhantemente escrita. Não o é. A sua riqueza reside no fascínio que as personagens impõem ao leitor. Será que Pinóquio irá reencontrar o seu pai? Será que emendará as suas acções? É uma leitura perfeita para os mais pequenos e para os graúdos lerem aos miúdos em voz alta pois, eles também podem tirar conclusões.

4/7-BOM


5 comentários:

  1. Uma obra irresistível!
    Já tive a oportunidade de passar os olhos e as mãos por essa edição e é bem bonita! :)

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para dizer que gostei bastante da sonoridade que se ouve por aqui. ;)*

    ResponderEliminar
  3. tonsdeazul,
    é uma edição de luxo mesmo!Comprei-o numa promoção da Fnac a metade do preço e não me arrependi.Uma preciosidade na minha estante!

    Ainda bem que gostaste da sonoridade. Obrigada:)

    ResponderEliminar
  4. Também o comprei exactamente na mesma edição que tu. Estava a pensar guardá-lo para as férias de Natal, uma época do ano talvez mais receptiva a este tipo de leituras. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá tiago!
    Comprei esta edição graças a um post no Lydo e Opinado:)
    Agora pensando bem, o Natal seria mesmo uma altura propícia para este tipo de leituras.

    ResponderEliminar