terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Desafio da Bia-Os Melhores e os Piores de 2009

A Bia desafiou-me a elaborar uma lista com os piores e melhores de 2009. Vou seguir as directrizes dela:

Melhor livro de suspense:
Acho que não li nenhum livro de suspense puro. Mas alguns tinham um "je ne se quois" de suspense que ajudava a tornar a leitura muito viciante como A Nona Vida de Louis Drax ou qualquer um de Guillaume Musso.

Melhor livro de romance:
Romance puro com uma bonita estória de amor, escolheria O Domador de Paixões de Catherine Anderson.

Melhor capa de livro:
O Poço das Sombras de Juliet Marillier ( só posso dizer uma!)

Pior capa do ano:

O Iluminador de Brenda Rickman Vantrease- a estória é muito boa mas, a capa destoa.

Autor surpresa do ano:

Tantos!!! Lesley Pearce, Colleen McCullough, Juliet Marillier, Mathias Malzieu,Graham Greene,Gilbert Sinoué é melhor parar por aqui...

Livro decepção do ano:
Gostos são muito subjectivos por isso, não me atirem pedras quando digo que o Vendedor de Ilusões foi o mais decepcionante deste ano.

Melhor personagem feminina do ano:
Mary do Nunca me esqueças de Lesley Pearce- marcou-me pela sua força perante as adversidades

Melhor personagem masculina do ano:
Heathcliff do Monte dos Vendavais de Emily Brontë-uma personagem poderosa que me sugou para dentro do livro.

Melhor da Nora Roberts :

Porto de Abrigo da Saga da Baía de Cheasepeake

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novos selinhos...









O ano está quase a terminar e eu resolvi recolher os selinhos que andavam por aí perdidos e lhes dar um lar:p. Assim, tenho aqui os selinhos que me deram nestes últimos dias e que eu adorei! Estou a ficar terrivelmente mimada!!!


O primeiro selinho é do Goldalsky ( Lindooo!!!). O segundo também lindíssimo veio da Catarina. O terceiro veio da AMB.
O quatro selinho é da Lia (Lindoooooo!)
O quinto veio das meninas do Sombra dos Livros ( Lindooo também!!!)

Estes selinhos também foram uma oferta da Rita.

Foi presenteada com o Seu blog me faz viajar pela Nanda, por ele e por ela do Páginas Desfolhadas e pela Marta. Este traz algumas regras:

Escrever sobre 3 livros marcantes na minha vida.
Bem, escolher três livros vai ser muito difícil... Vamos a isso:
A saga Harry Potter de J.K Rowling- São sete livros incontornáveis que povoaram a minha adolescência. A magia destes livros fez com que eu os devorasse e que esperasse pelo o próximo com avidez. Hogwarts era um local que voltaria com agrado se a autora o revisitasse.


Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R Tolkien- São três livros que eu jamais esquecerei. Acompanharam-me durante um período difícil da minha vida e a Terra Média serviu de escape e como tudo parecia bem na companhia de Frodo, Sam, Pippin, Merry, Aragorn, Gandalf. Personagens magníficas que perante as adversidades cresciam esplendorosamente e resistiam, demonstrando que o Bem se sobrepõe ao Mal. Um dia, hei-de de os reler para poder colocar a minha opinião nos meus Devaneios.


Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, Romeu & Julieta de William Shakespeare, A Odisseia e a Íliada de Homero, A Eneida de Virgílio, Os Maias de Eça de Queirós, Memorial do Convento de Saramago,Expiação de Ian McEwan, Pássaros Feridos de Colleen McCullough, O Monte dos Vendavais de Emily Brontë, Jane Eyre de Charlotte Brontë e as Crónicas de Bridei de Juliet Marillier são outros livros marcantes. Uns marcaram-me pela sua complexidade e genialidade e outros pela força dos seus sentimentos. São todos inesquecíveis.

Repassá-lo a 5 blogs.
Farei isso no fim do post.

O sétimo selinho ( muito fofo!) foi um presente da Daniele. Também traz regrinhas.

1) Postar o selinho no seu blog e indicar quem lhe deu o presente.
Feito!

2) Qual o seu livro favorito?

Hi tantos!!! Alguns já referi no selinho anterior.

3) Oferecer o selinho para no mínimo 5 blogs.


No fim do post.

E aqui estão alguns dos selinhos que recolhi. Faltam alguns. Não consegui apanhar os da landsbook. Não consigo entrar no blog. ( Se vires este post, vê o que se passa se faz favor).

Vou dar este selinho a todos os meus seguidores!!!

Obrigada a todos!!! E um Feliz Ano Novo com muitas leituras, saúde, paz e amor!!!!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Prendinhas de Natal...

Estes dois livrinhos foram presentes que desembrulhei neste Natal. Este ano, recebi mais dinheiro do que livros. Mas claro que vou gastar uma boa parte dele em novas leituras!...

Agradeço a todos que me deixaram votos de Boas Festas. Peço desculpa por não ter deixado mensagens semelhantes nos cantinhos "vizinhos" da Blogesfera porém, época natalícia cá em casa é sinónimo de trabalho, correria e alguma loucura. Resumindo, é uma grande azáfama! Logo, não tive tempo sequer para ligar o computador.

Desejo a todos um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo recheado de Alegria, Paz e Saúde!!!

PS: Tenho muitos selinhos para publicar que irei postar em breve.

domingo, 20 de dezembro de 2009

A Melodia do Adeus de Nicholas Sparks



Com apenas dezassete anos, Ronnie vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will e se deixa tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.



A MINHA OPINIÃO:

Este livro entrou para a galeria dos meus favoritos de Nicholas Sparks. O escritor superou-se neste! Foge um pouco a fórmula habitual de Sparks mas aí está a sua beleza. Os sentimentos fluíem pelas suas páginas com uma facilidade impressionante... Conta a estória de Ronnie que depois de estar quase três anos sem falar com o pai, é obrigada a passar as férias de Verão com ele. Uma relação que se avizinha difícil contudo, amor de pai é infinito, paciente e compreensivo. Ronnie tem um irmão mais novo, Jonah que é um absoluto deleite com o seu humor apurado. Outra das personagens é Will, o primeiro amor de Ronnie. O vínculo que se estabelece entre eles prima pela espontaneidade e pela doçura. É um livro ternurento, tocante e cheio de emoções. A escrita descontraída "sparkiana" que muitos podem achar simplista para mim é uma mais valia, porque fez com que eu sentisse que era parte daquela família e que risse e chorasse com ela. Só mais uma última referência desta vez ao título do livro que é na minha opinião, perfeito!

Um livro com uma estória belíssima que dará um excelente presente nesta época festiva... e uma leitura imperdível para quem gosta de Nicholas Sparks.

Deixo o trailer do filme que estreará em 2010:

video

PS: Obrigada à Editora Presença e ao Estante de Livros pela criação do passatempo onde ganhei este livro.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Viva ao Natal... HO...HO!!!



Adoro o Natal!... Juntar a família, fazer o presépio, enfeitar o pinheiro e dar prendas são coisas que adoro fazer. Viver numa terra rica em tradições natalícias também ajuda a gostar desta época. Adoro, adoro... o Natal!!!
Vou deixar de divagar e vou directa ao assunto. Adoro dar prendas por isso, fiz este selinho para presentear todos os meus seguidores e visitantes. Um Feliz e Santo Natal a todos!!!
Este selinho têm como regrinhas.
.
1ª: Enumere 10 livros que o/a marcaram este ano.
2ª :Responder a pergunta: O que é que gostas mais de fazer no Natal?
3ª Dar este selinho a pelo menos 3 pessoas.
.
As minhas respostas:
.
Dez livros que me marcaram este ano:
O Leitor de Bernhard Schlink
Expiação de Ian McEwan
Jardim Encantado de Sarah Addison Allen
Sapatos de Rebuçado de Joanne Harris
A Cabana de WM. Paul Young
Nunca me esqueças de Lesley Pearce
As Crónicas de Bridei de Juliet Marillier
Pássaros Feridos de Colleen McCullough
O Monte dos Vendavais de Emily Brontë
Jane Eyre de Charlotte Brontë
Estes são só alguns. Já fiz alguma batota ao por as Crónicas de Bridei ( são 3 livros). Fui apanhada a transgredir as minhas próprias regras! Oops!:p
.
Respondendo a pergunta da regrinha número 2:
Gosto de dar prendas.
.
Vou dar este selinho a todos. Só vou enunciar alguns para que eles/elas não se esqueçam.
.
Tatiana da Hora da Leitura
Sara Inês da Magia das Palavras
Mariana da Galáxia dos Livros
Catarina de Ao Ler o Livro ( sei que és distraída:P)
Lígia do BiblioMigalhas
N & B das Bookmaníacas
Felicity e o Gucci da Caixinha de Leitura
As meninas da Cozinha das Letras
Marco A. do Dias e Digitais
Patrícia do Entre Páginas
Sophie e Paulo do Esmiuçar os Livros
As meninas do Estante de Livros
Whitelady do Este meu cantinho
As meninas do FLORESTA DAS LEITURAS
PallaAthenas Livreo
Livros ao Vento da Maria João
As meninas Muito para Ler
Nedia My Blog
As meninas do Sombra dos Livros
.
e todos os que me esqueci....( Sim, eu também sou muito distraída!)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Terror de Arthur Machen



Arthur Machen foi um dos grandes e incontornáveis escritores do início de século xx. A sua obra é imprescindível à compreensão de autores como H.P. Lovecraft, Stephen King, Bram Stoker, Sir. Conan Doyle, Oscar Wilde, ou mesmo Alfred Hitchcock. Foi apontado por Luís Borges como a grande influência do realismo mágico.
O Terror é um dos três contos reunidos nesta obra. Neste conto, ambientado numa região isolada a Oeste de Gales, relatam-se acontecimentos bizarros e inexplicáveis, onde a natureza parece ganhar vontade própria e revoltar-se contra a humanidade. O poder contagioso de forças obscuras cria um clima de tensão e leva à violência.
Numa época em que todas as atenções estavam viradas para a Primeira Guerra Mundial, este conto é susceptível de diversas interpretações ou analogismos que o autor terá escondido na sua trama enigmática. Trata-se de uma obra literária muito estudada, e que merece um lugar de destaque em qualquer biblioteca.
Arthur Machen consegue uma perfeita simbiose entre fantasia, realidade e lenda.

A MINHA OPINIÃO:

Este livro é uma obra-prima silenciosa. Passo a explicar esta minha afirmação. É um livro que se só se aprecia holisticamente ou seja, só se consegue saborear a sua beleza no fim. É um conjunto de contos que mistura por exemplo, temas reais como a 1ª Guerra Mundial com o fantástico. São diferentes e para mim, só os que são audazes e persistentes os irão valorizar. Têm uma escrita complexa mas soberba. Alguns poderão achar que é um livro fastidioso quando iniciarem a sua leitura. Eu própria desmoralizei no ínicio contudo, fui sendo conquistada aos poucos até no final ficar deslumbrada com um final inesperado e brilhante. É um livro singular que merece o esforço dispensado na sua leitura. Aconselho a quem gosta de emoções fortes, quem gosta do género e quem procura uma experiência de leitura nova e diferente.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ghostgirl- A Rapariga Invisível de Tonya Hurley



Às vezes o liceu é mesmo uma questão de vida ou morte. Charlotte Usher sente-se praticamente invisível na escola, até que um dia fica mesmo. Pior ainda: está morta! E tudo por causa de um ursinho de goma. Contudo a morte de Charlotte não a impede de seguir o seu plano, muito pelo contrário, sente-se muito mais criativa e fará qualquer coisa para conseguir o seu objectivo: ser popular para seduzir o rapaz que ama !

Neste romance satírico mas sentido, Tonya Hurley explora a invisibilidade que todos nós, por vezes, sentimos e até onde vamos para sermos vistos.

A MINHA OPINIÃO:

Este é um livro muito agradável aos olhos. Está muito bem organizado, com reflexões e citações no início de capítulo e a capa e páginas estão belíssimas decoradas. Em relação a estória, é muito original, direccionada para o público adolescente mas que todos podem apreciar. Eu gostei muito. Fartei-me de sorrir e rir com algumas situações caricatas e fiquei abismada com a imaginação da autora.

Charlotte é uma adolescente em busca de popularidade. Determinada a deixar de ser invísivel, ela "estuda" durante as férias o melhor meio para ser célebre. Pertencer ao círculo dos famosos do Liceu Hawthorne, traz uma regalia, Damen, o rapaz dos sonhos de Charlotte. Lindo, desportista e perfeito. Só que existem alguns obstáculos: primeiro, ele nunca reparou nela; segundo, ele namora com a rapariga mais popular da escola, Petula. Mas o Destino sorri (ou não) a Charlotte no primeiro dia de aulas. É nomeada parceira de Física de Damen. Contudo, nesse mesmo dia, ela morre sufocada com um ursinho de goma! E aqui é que entra a fértil imaginação da autora. O mundo sobrenatural criado por Tonya Hurley é absolutamente fascinante e hilariante. Charlotte acorda para morte e segundo, as regras deve frequentar o Ensino Especial para Mortos. E vocês perguntam... O que é que ela vai aprender? ... Bem, Charlotte vai ser instruída a ser um bom morto ( ou boa morta, se preferirem). Só que ela não se conforma com a sua mortalidade e procura incessantemente um modo de se aproximar de Damen. Consegue-o através de Scarlett, a única rapariga viva que a consegue ver. Esta estranha amizade entre uma viva e uma falecida é muito muito divertida.

Uma estória surreal, cheia de humor negro e deixa água na boca para o volume seguinte da saga. Satisfez a adolescente eterna que vive em mim. E no fim da sua leitura, repensei alguns dogmas da sociedade, a futilidade que muitas vezes nos domina,o poder da amizade e valor que cada um tem.

EXCERTOS:

" O lar é onde está o coração."

" Os amigos são como estrelas. Nem sempre os vês, mas sabes que estão lá.

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

sábado, 5 de dezembro de 2009

A Mecânica do Coração de Mathias Malzieu



Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e zela pelo seu mecanismo, avisa: «O amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carroll.

A MINHA OPINIÃO:

Poeticamente surreal!... Adorei este pequeno livrinho!... Todas as personagens são bizarramente encantadoras. Fazem mesmo lembrar as criações de Tim Burton. Todavia, Malzieu é inovador e não cai no erro do plágio. Jack, Madeleine, Miss Acácia, Méliès povoam as páginas deste livro e são capazes de exalar drama, comédia e um irrealismo real.

Jack nasceu na mais fria noite noite do ano. O seu coraçãozinho congelou e a parteira, Madeleine colocou um relógio de madeira para que este pudesse sobreviver. Acompanhei este acontecimento através dos olhos do próprio Jack que me contou o seu nascimento.Estranho mas, muito original. Por força das circunstâncias, Madeleine torna-se na mãe adoptiva do pequeno. Assim, Jack cresce rodeado por uma parteira a quem chamam feiticeira, por um sem-abrigo com uma coluna de metal e por duas prostitutas que já usufruiram dos cuidados de Madeleine. Uma tem um olho de vidro da cor do arco-íris e a outra tem uma prótese de acaju. Todos diferentes mas iguais. No seu primeiro dia na cidade, Jack avista uma pequena cantora e apaixona-se à primeira vista. Porém, segundo Madeleine, o amor pode ser perigoso para o seu frágil coraçãozinho. Em busca do seu verdadeiro amor, Jack lançar-se-á numa viagem onde conhecerá Méliès, outra personagem peculiar. Mas será que o seu coração de madeira consegue suportar a imensidão da paixão? Paixão essa que alimenta o seu coração verdadeiro? É uma estória fascinante de uma beleza exótica!

Virei cada página freneticamente. Uma escrita poética e ternurenta rica em imaginação que nos contagia com a magia do impossível.

PS: Obrigada ao Páginas Desfolhadas pela criação de passatempos onde podemos ganhar livros como este!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Selinho Natal de 2009

Recebi este lindo selinho da fada mais famosa da blogesfera, a Tinkerbell do My Imaginarium. Obrigada!!!
Também agradeço a landsbook, à AMB do Books and Books, à Laelany do Chá da Meia-Noite que me presentearam com este selinho natalício. (Peço mil desculpas, se me esqueci de alguém.)
REGRAS:


1. Enumerar 5 livros que gostariam de receber no Natal!

A minha lista:

- Um Conto de Natal de Charles Dickens
-Um livrinho de Haruki Murakami
-O Símbolo Perdido de Dan Brown
-A Prenda de Cecilia Ahern
- O Homem Pintado de Peter V. Brett

e muitos outros, entre eles:

- Tua para sempre de Luanne Rice
-Nunca te Perdi de Linda Howard
- Procuro-te de Lesley Pearce
-Trilogia das Jóias Negras de Anne Bishop

2. oferecer o selo no mínimo a 3 blogues.
Como é Natal, eu vou quebrar esta regrinha para oferecê-lo a todos os meus seguidores. Um Feliz Natal a todos!... E obrigada por terem tempo e paciência para ouvir os meus Devaneios!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Selinho Blog Super Fofo...

Recebi este selinho da Maraiza do Romances para Viver! Muito obrigada:)!

REGRAS:

1. Oferecer o selinho para 10 blogs.
2. Avisar os indicados.
3. Dizer o que achou do selo:
Achei-o fofo! ( Sim, eu sei que é redundante!)
4. A pessoa que receber o selinho deve deixar um recadinho no blog de quem a indicou.

Ao Ler o Livro da Catarina

Uma Janela Secreta da Celsina

Refúgio dos Livros da Diana

Páginas Desfolhadas

My Imaginarium da Tinkerbell

Livros, o meu vício da Ana

Livros, bobagens e guloseimas da Miriam

lands book

Gosto de ti livro da Lia

Favourite Readings da JM